Estoques sustentáveis são a aposta para redução dos custos e recuperação dos lucros em Shoppings pós pandemia

Sem o uso de concreto ou água, com aluguel mais barato, estrutura mais segura e rápida entrega, o Ekostock tem ajudado lojistas e shoppings na recuperação econômica Ekostok’s...

Sem o uso de concreto ou água, com aluguel mais barato, estrutura mais segura e rápida entrega, o Ekostock tem ajudado lojistas e shoppings na recuperação econômica

Ekostok’s já em funcionamento em Cuiabá

Mesmo com faturamento beirando os R$130 bilhões em 2020 e 601 novos shoppings iniciando as operações nesse período, o setor teve uma queda de 33,2% nos ganhos em relação ao ano anterior, segundo o Censo da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Fechados por meses durante a pandemia, as perdas chegaram a quase 90% só no mês de abril. Ainda assim, um crescimento gradual é esperado pelo setor, com projeção de alta de 9,5% nas vendas.

Para que isso aconteça, muitos lojistas estão apostando em promoções fora de época, revisão dos estoques, renegociação de contratos de locação, e até redução dos espaços locados. Dessa forma, fica inviável destinar um espaço locado para estoque.

Foi observando essa situação que o engenheiro e CEO da Ekontainers, empresa do setor de construção modular em containers, Thomaz Yves, desenvolveu um projeto para solucionar esses diferentes problemas, o Ekostock. São estoques sustentáveis em containers, abrigando 2 estoques com 13m2 de área útil, estruturadas com:

Isolamento termoacústico;
Revestimento nas paredes e tetos;
Iluminação e pontos de tomada;
Ar-condicionado;
Sprinklers – dispositivos de combate a incêndio;
Detector de fumaça;
Monitoramento por câmeras;
Seguro contra danos e furtos;
Sistema de alarme interligado ao sistema do shopping;

O projeto já está em funcionamento no Shopping Estação Cuiabá, do Grupo BR Malls, em Cuiabá – MT, com 12 unidades, a maioria já alugada. A ideia foi uma solução rápida e inovadora, como lembra Thomaz: “Estamos falando de uma obra limpa, sustentável, ecologicamente correta, até ⅓ mais barata que o valor do aluguel do shopping e que traz ganhos para o lojista, para a equipe de vendas e para o shopping.”

O Ekostock fica no estacionamento do centro de compras, com fácil acesso pela equipe de vendas via docas, o que facilita a logística, amplia a capacidade de armazenamento, reduz o custo fixo do comerciante. Para o shopping, mesmo baixando o valor do aluguel, reduz o fechamento de lojas e fideliza o cliente. Em caso de uma loja fechar, poderá destinar a locação do Ekostock a outro e, havendo a necessidade, pode mover os containers de lugar.

João Pedro de Paula é um dos clientes que já aderiram à solução: “Como fica dentro do shopping, não demanda um transporte específico pra isso, só com um pequeno carrinho a equipe já consegue buscar mercadoria. Em menos de uma semana todos já se adaptaram, é diferenciado, tem estrutura, e o mais importante, segurança.”

O superintendente do Shopping Estação Cuiabá, Rodolfo Alves, lembra que o objetivo foi oferecer uma solução vantajosa para todos: “Com essa parceria, aumentaremos o potencial dos estoques dos lojistas, oferecendo uma solução prática, econômica e sustentável.”

Características que fazem do Ekostock uma solução aplicável em diferentes estruturas e formatos de shoppings, centros de compras, de abastecimento e logística. De acordo com João Fernando, arquiteto do projeto, a crise prejudicou muita gente, mas também abriu os olhos para a criação de soluções que vão mudar o mercado, o meio ambiente e a economia: ” Esse projeto traz ainda a versatilidade, já que é possível ajustar o espaço se houver necessidade, e sem usar uma gota de concreto ou de água que seja.”

Em 2021 está previsto o lançamento de 13 novos shoppings no Brasil, passando para uma área bruta locável de 16 milhões/m2. A expectativa é que o Ekostock seja implantado em shoppings de outros Estados ainda no primeiro semestre.