Exposição fotográfica traz telas com paisagens das áreas úmidas mato-grossenses

A Exposição fotográfica pode ser conferida do dia 02 até o dia 07 de fevereiro, no Piso G1 do Shopping Estação Cuiabá Dia 2 de fevereiro (terça-feira) é...

A Exposição fotográfica pode ser conferida do dia 02 até o dia 07 de fevereiro, no Piso G1 do Shopping Estação Cuiabá

Dia 2 de fevereiro (terça-feira) é comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas. Atualmente mais de um bilhão de pessoas dependem delas para o seu sustento.

O Pantanal é a maior área úmida de água doce do planeta. No ano de 2020, a maior planície alagável do mundo enfrentou uma catástrofe, onde foram registrados 22.116 focos de incêndio, sendo a maior destruição da flora e fauna já registrada na história de monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Em busca de sensibilizar e mobilizar a população e gestores públicos quanto a importância da conservação de todas as áreas úmidas brasileiras, principalmente o Pantanal Matogrossense, o Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Instituição Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU) promovem uma exposição fotográfica que retrata a beleza da biodiversidade das áreas úmidas de Mato Grosso.

Foto: Assessoria

São imagens capturadas durante os mais de 10 anos de trabalhos de campo do fotógrafo e pesquisador do INAU-CPP Abílio Moraes.  A exposição deverá contar com vinte telas que mostram as paisagens e elementos (fauna e flora) das áreas úmidas mato-grossenses, como os campos alagados, beiras de rios, plantas e animais característicos desses ambientes que exibem cores e formas perfeitas criadas pela mãe natureza.

Quase 90% das áreas úmidas já foram perdidas e as que permanecem estão desaparecendo três vezes mais rápido do que as florestas. A mudança climática está reduzindo as águas superficiais e subterrâneas. E essa crise da água se intensifica com o crescimento populacional, a urbanização e os padrões de consumo que estão colocando uma pressão insuportável sobre as áreas úmidas e a água que elas contêm. Quase todas as fontes de água doce do mundo estão em perigo e 82% da população mundial está exposta a altos níveis de contaminação em seu abastecimento de água.

A Exposição fotográfica em comemoração ao Dia Mundial das Áreas Úmidas pode ser conferida do dia 02 até o dia 07 de fevereiro, no Piso G1 do Shopping Estação Cuiabá.

(Da Assessoria)