Vendedor de frutas cria ecobarreira para salvar rio e recebe apoio de vaquinha

O Diego Saldanha tem uma lembrança muito linda e importante do rio Atuba, em Colombo (PR). Foi nessas águas que ele aprendeu a nadar quando era criança. Hoje,...

O Diego Saldanha tem uma lembrança muito linda e importante do rio Atuba, em Colombo (PR). Foi nessas águas que ele aprendeu a nadar quando era criança. Hoje, aos 34 anos, ele abraçou a missão de deixar o rio livre de lixo e, consequentemente, ajudar a sua comunidade.

Ele já tirou mais de 6 toneladas de lixo do rio

Diego já vem nesse trabalho muito necessário com o rio Atuba desde 2017. De lá pra cá ele conseguiu recolher cerca de 6 toneladas de lixo.

A ecobarreira é feita de garrafas pet e uma rede. Ele teve a ideia após pesquisar uma forma de conter o lixo das águas. Ela retém todo o lixo que é carregado pela correnteza e impede que esses resíduos sejam transportados adiante.

O plástico recolhido é transformado em brinquedo para crianças carentes


Além de ajudar o meio ambiente, Diego ainda leva um pouquinho de alegria para as crianças da sua cidade. Parte do lixo que ele recolhe é reciclado e transformado em brinquedos para os pequenos. A ideia veio a partir de uma parceria com a ONG Eco Local Brasil, que já faz esse trabalho importante pelas praias do Sul e Sudeste.

Além disso, Diego ainda recebe grupos escolares e ensina sobre a importância de cuidar do meio ambiente. “Eu recebo diversas escolas e tenho a oportunidade de dar uma aula de educação ambiental. Explico como funciona tudo e mostro algumas ações ambientais que eu tenho no meu espaço”, diz Diego.

Para manter a ecobarreira, Diego precisa de ajuda financeira. Hoje ele trabalha como vendedor de frutas e não tem condições de custear a manutenção e melhoria do projeto. Por isso, nos pediu ajuda e abraçamos a causa! O dinheiro da vaquinha será usado para comprar canos de PVC e cabos de aço, pois a barreira necessita ser reforçada.

Ele também precisa comprar dois equipamentos, uma balança para conseguir controlar melhor a quantidade de lixo que será retirado do rio e uma prensa, que vai ajudar a compactar esses resíduos para serem enviados à reciclagem.

Reprodução: Razões Para Acreditar