Laboratório de Comunicação e Cultura inicia atividades em Chapada dos Guimarães

Financiado pela Lei Aldir Blanc, o LabCom A Lente promove fará capacitações em jornalismo, redes sociais e projetos até abril O Laboratório de Comunicação e Cultura A Lente,...

Financiado pela Lei Aldir Blanc, o LabCom A Lente promove fará capacitações em jornalismo, redes sociais e projetos até abril

O Laboratório de Comunicação e Cultura A Lente, em Chapada dos Guimarães, deu início a sua programação com uma oficina de criação para os 20 alunos bolsistas. O projeto que beneficia jovens das Comunidades São Sebastião, Olho D`Água e Sol Nascente, foi contemplado pelo Edital Conexão Cultura Jovem, da Lei Aldir Blanc de Mato Grosso.

A atividade teve início na última terça-feira (26) e segue com a programação em período integral até a próxima sexta-feira (29). Ao todo, são 32h ministradas pelo o jornalista Protásio de Morais. Formado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela mesma instituição, ele compartilha sua experiência no mercado de trabalho ao longo de quase 20 anos.

Durante as atividades, os bolsistas aprendem sobre criação de campanhas, peças publicitárias, identidade visual, criação e produção de vídeo. Além do desenvolvimento dos conteúdos e a capacitação, um dos objetivos da oficina é contemplar Agentes da Comunidade (comerciantes, artesãos, e instituições não governamentais), por meio de peças publicitárias, como logos e cartazes.

Ainda durante a oficina de criação, os alunos terão mais duas semanas de monitorias para colocar em prática todo o conteúdo ministrado por Protásio. Serão mais 32h de monitoria com o designer também formado pela UFMT, Silvano Junior, e o documentarista, Henrique Santian.

Por conta da pandemia, o Labcom está trabalhando com turmas reduzidas, em regime de escala, de forma a garantir a segurança de todos os envolvidos. Segundo a idealizadora do projeto, Bruna Obadowski, garantir a segurança durante as atividades é fundamental para o processo de desenvolvimento das ações.

Além da oficina de Criação, os alunos terão nos próximos meses oficinas e monitorias de Redes Sociais, Live, Comunicação Política, Jornalismo, Elaboração de Projetos Sociais e Culturais, Portfólio, além de lives e webinars com profissionais nacionais internacionais, como o documentarista Dewis Caldas.

Somam ao time do LabCom Ahmad Jarrah, Paula Dias, Lidiane Barros, Juliana Arini, Silvano Junior, Henrique Santian, Fernanda Gandes, Bruna Obadowski, Alice Gabriela, Ivanna Victória, dentre outros nomes do mercado da Comunicação.

Reprodução: Entretê