Evento online para crianças e adolescentes promovido por projeto de extensão da UFMT

No próximo sábado, dia 30 de janeiro de 2021, teremos o evento o “MINERAFÉRIAS”, online e totalmente gratuito coordenado pelo projeto de Extensão Educação, Geociências e Mineração da...

No próximo sábado, dia 30 de janeiro de 2021, teremos o evento o “MINERAFÉRIAS”, online e totalmente gratuito coordenado pelo projeto de Extensão Educação, Geociências e Mineração da UFMT. Serão realizadas atividades orientadas divididas por faixa etária a partir de 05 anos e finalizaremos com uma live para adolescentes ou futuros estudantes de graduação com tema: “Guia das profissões da Geociências e Mineração”. As atividades iniciarão às 14:00 (horário de Brasília). As inscrições já estão liberadas e irão até 30 de janeiro, no site www.even3.com.br/mineraferias2021.

O evento terá como principal objetivo divulgar para crianças e adolescentes o mundo do conhecimento das geociências com assuntos desde a criação da Terra até sobre as profissões destas áreas, como Geólogos, Engenheiros de Minas e Geógrafos.

Essa será a segunda edição do MINERAFÉRIAS, o evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2019. A programação incluiu oficinas temáticas e exposição de amostras de minerais, rochas e fósseis.

Em virtude do cenário atual de distanciamento social fizemos a adaptação do evento presencial para uma versão online. Serão três atividades: (1) para crianças de 5 a 8 anos; (2) 9 a 13 anos; e (3) a Live sobre profissões.

Dentre as atividades vamos apresentar para as crianças e seus responsáveis, como os minerais e rochas são utilizados no dia a dia e a importância que a mineração tem no cotidiano da civilização. Queremos despertar o interesse na comunidade sobre o assunto e podendo assim gerar futuros profissionais da área.

Além das atividades, estamos lançando dois materiais inéditos criados pelo projeto. Um e-book de colorir para as crianças e um e-book de história em quadrinhos (Gibi). Ambos são com desenhos no tema da Geociências e Mineração e utilizam das mascotes do Projeto. Os mascotes são uma estratégia para levar o conhecimento para a criançada, estamos preparando um gibi estrelado por eles, para contar um pouco mais sobre a história da Terra, dinossauros Chapadenses, sobre as rochas e minerais e explicar um pouco sobre a profissão do Engenheiro de Minas e do Geólogo. Tanto o e-book de colorir como o Gibi estarão disponíveis para serem baixados gratuitamente no site do evento. www.even3.com.br/mineraferias2021

O evento é uma parceria do projeto Projeto Educação, Geociências e Mineração com o projeto Geoparque Chapada dos Guimarães. São projetos de extensão do curso de Engenharia de Minas do Campus Várzea Grande da UFMT.

Para maiores informações nos acompanhe em nossas redes sociais do Projeto Educação, Geociências e Mineração: Instagram @programaextgeociencias, Facebook @qualificageociencias e no canal do YouTube Educação Geociências e Mineração. Além das redes sociais do Projeto Geoparque Chapada dos Guimarães: Instagram @geoparque.chapadadosguimaraes, Facebook @geoparquechapadamt e canal do YouTube Geoparque Chapada dos Guimarães.

 

Link para baixar Livro de Colorir: http://dstats.net/fwd/ywoilq
Contato: qualificageociencias@gmail.com Prof. Dra. Flávia Siqueira