Bonequeiro oferta oficinas a professores de escolas públicas em Cuiabá

No formato de ateliê livre e itinerante, Carlão dos Bonecos irá ensinar a confeccionar e manipular bonecos, proporcionando novas técnicas de estímulo ao aprendizado Com o acúmulo de...

No formato de ateliê livre e itinerante, Carlão dos Bonecos irá ensinar a confeccionar e manipular bonecos, proporcionando novas técnicas de estímulo ao aprendizado


Com o acúmulo de conhecimentos em confecção e manipulação de bonecos nas mais diversas ao longo de 40 anos de atuação em Cuiabá, o bonequeiro Carlos Gattass, o Carlão dos Bonecos, se coloca à disposição para ensinar, divulgar e popularizar a arte em Mato Grosso. Em especial para professores da rede pública estadual que, com a pandemia, necessitam de novas técnicas de estímulo ao aprendizado.

Com essa intenção, ‘Bonecos pelos Bairros – Oficinas Itinerantes de Bonecos’ ofertará, a escolas de Cuiabá, oficinas em forma de ateliê livre equipado e itinerante, disponibilizando ferramentas e materiais, livros e orientação técnica sobre a arte do teatro de bonecos em suas diversas possibilidades de atuação.

“A técnica de confecção, manipulação e principalmente de linguagem do teatro de bonecos é uma coisa que, apesar de fácil, está restrita a poucas pessoas. Mas o interesse pela modalidade tem crescido em Mato Grosso, o que pode ser comprovado com a maior presença de bonecos em produções teatrais no estado”, explica Carlão, que observa também uma maior procura por seu trabalho de confecção de bonecos.

Além das aulas explanativas e explicativas do projeto, Carlão irá disponibilizar para os participantes vídeos e plataformas informativas, como uma forma de complementar os conhecimentos repassados presencialmente e driblar dificuldades estruturais.

Segundo o bonequeiro, a ideia não é somente ensinar a fazer boneco, mas formar atores. Por isso, as atividades também contarão com exercícios cênicos e de manipulação.

O projeto é financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, viabilizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). As atividades acontecerão durante três dias, a partir de 1º de fevereiro, seguindo todas as normas de segurança sanitária, com disponibilização de álcool em gel e máscaras cirúrgicas.

Até por isso, as oficinas irão trabalhar com número máximo de 15 pessoas e vagas foram logo preenchidas pelo público-alvo, os professores. Segundo Carlão, foi a demanda desses profissionais que, inclusive, motivou a apresentação do projeto em edital. No entanto, um formulário de inscrição (disponível neste link) para lista de espera do público geral interessado em novas oportunidades.

Mais informações pelo (65) 99957-0117.

Datas e locais

EMEB EZEQUIEL DE SIQUEIRA
Datas: 01, 03 e 05 de fevereiro
Horário: 18h às 21h30
Telefone: (65) 3313-3083
Endereço: Rua Manoel Leopoldino, 403 Bairro Araes – CEP 78.005.550 – Cuiabá/MT.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL EM CENA (ESCOLA DE ARTES)
Datas: 01, 03 e 05 de fevereiro
Horário: 18h às 21h30
Endereço: Rua Custódio de Melo, 830 – Cidade Alta – Cuiabá/MT (ao lado do Ed. Ilha do Sul)

Reprodução: Entretê