Bustos de personalidades históricas retornam a Praça Alencastro

Os bustos de personalidades históricas, localizados na praça Alencastro no centro de Cuiabá, retornaram ao seus lugares de origem. Eles foram retirados para restauração, após episódio de vandalismo...

Os bustos de personalidades históricas, localizados na praça Alencastro no centro de Cuiabá, retornaram ao seus lugares de origem. Eles foram retirados para restauração, após episódio de vandalismo que destruiu parte do rosto do busto do ex-governador Dante de Oliveira, por exemplo. A ação foi executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável da Prefeitura de Cuiabá. As dez peças foram restauradas pelo escultor Fred Fogaça pelo valor total de R$ 17 mil.

“A restauração foi concluída e as peças retornaram para a praça, mas pedimos a colaboração da sociedade na manutenção do patrimônio público, para que possamos investir o dinheiro em novas benfeitorias e não em restauração por depredação”, disse o secretário de Meio Ambiente, Juares Samaniego.

O busto do ex-governador Dante Martins de Oliveira foi a peça que necessitou de mais dedicação do escultor Fred Fogaça. Ele teve o rosto totalmente destruído e teve que ser reconstruído por Fogaça.

“Ficou muito avariado o busto de Dante, provavelmente usaram uma marreta para destruir o nariz. Mas foi feito o restauro de refeito o óculos, que é uma parte bem delicada. Reforcei o material e e3les retornam como novos para a praça”, explicou o escultor. Todos os bustos são feitos de cimento com fibra e pintados com tintura de coloração que imita o bronze.

Os bustos de Dante Martins de Oliveira, José Maria de Alencastro, João Ponce de Arruda, José Garcia Neto, Júlio Strubing Muller foram levados ao ateliê de Fogaça, pois necessitavam de maiores reparos. Enquanto os outros cinco bustos, de Joaquim Duarte Murtinho, Eurico Gaspar Dutra, Francisco de Aquino Corrêa, Estevão Anastácio Monteiro de Mendonça e Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon receberam nova tintura no local.