Projeto mapeia brinquedos e brincadeiras em comunidades rurais de Chapada

‘Cartografia do Brincar’, proposta contemplada pela Lei Aldir Blanc, resultará em um livro onde a criança é protagonista e narradora de sua própria história “O brincar é o...

‘Cartografia do Brincar’, proposta contemplada pela Lei Aldir Blanc, resultará em um livro onde a criança é protagonista e narradora de sua própria história

“O brincar é o momento onde a criança explora o mundo, suas relações, seus conflitos, soluções e, a partir disso, não apenas reproduz, mas elabora e produz cultura. Resgatar e registrar essa brincadeiras e brinquedos construídos pelas crianças é observar um mundo a ser construído e permitir um olhar para a infância de forma honesta, sem os filtros limitantes dos adultos que a moldam e inibem”.

Esse é o mote de Cartografia do Brincar – Brinquedos e Brincadeiras do Centro da América do Sul, um dos projetos de Chapada dos Guimarães aprovados em edital da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso. A proposta pretende criar uma abertura às contribuições das crianças para a sociedade, como portadora da voz de sua própria existência brincante, entendendo o ser humano produtor de cultura que, nessa fase da vida, é invisibilizado pela sociedade.

É que ao longo do primeiro semestre de 2021, a equipe do projeto irá mapear os brinquedos e brincadeiras praticados pelas crianças e adultos fazedores de brinquedos no município de Chapada dos Guimarães. O resultado da pesquisa será um livro contendo mapa conceitual, fotos e ilustrações das brincadeiras mais relevantes.

A coletas de dados será realizada em 12 comunidades rurais e 4 bairros periféricos do município. Todo o processo de pesquisa, além de fotografado, será registrado pelos pesquisadores através de pequenos vídeos. O material será distribuído em escolas públicas estaduais e municipais e escolas privadas, além de divulgado através das redes sociais do projeto.

“A criança que vivencia uma rotina com menos contato com tecnologias têm, em suma, maior tempo para contemplação e usa todo o seu corpo nas brincadeiras e no ato de brincar. É através dessas crianças que o brincar se torna uma manifestação livre da infância. Sabendo que nas periferias e na zona rural o acesso às mídias é restrito por falta de recurso ou por falta estruturação do próprio sistema que faz o acesso chegar até as comunidades, é nesse ambiente que a pesquisa se mostra mais potente”.

Os livros produzidos serão distribuídos nas escolas municipais e estaduais situadas no município de Chapada dos Guimarães, para que seja semeado e multiplicado através dos professores esse olhar mais atento à importância do livre brincar.

“Cartografia do Brincar – Brinquedos e Brincadeiras do Centro da América do Sul traz o contexto da territorialidade do brincar e da potência da infância, onde a criança é protagonista e narradora de sua própria história. É uma viagem ao devir e um aprofundamento no imaginário, desvelando as contribuições da cultura da infância para um mundo melhor” ressalta a idealizadora e coordenadora do projeto Micheli Sierra.

Micheli Sierra

Micheli Sierra é artesã, brinquedista, bonequeira, palhaça, arte educadora e estudante de artes visuais, pesquisadora do brincar e do teatro de animação. É fundadora da ‘Alegrís – Brinquedos e Brincadeira’ que difunde a cultura da infância através de oficinas e teatro de animação.

Tem vasta experiência em programas sociais do governo federal com ‘Peti’, ‘Mais Educação’, ‘Mais cultura nas escolas’ e, há 3 anos, atua como facilitadora de artes do CRAS Chapada dos Guimarães. Teve dois brinquedos que criou publicados no livro e exposição itinerante “Brinquedos do Brasil – Invenção de Muitas Mãos” produzido pelo Sesc Departamento Nacional.

Nas redes

Instagram: @cartografiadobrincar
Youtube: Cartografia do Brincar
Facebook: Cartografia do brincar

Reprodução: Entretê