Vacinas são entregues hoje para região oeste de MT e a partir de amanhã a outras localidades

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Estado de Segurança Pública realizou na tarde desta terça-feira (19) o transporte das doses da vacina contra a...

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Estado de Segurança Pública realizou na tarde desta terça-feira (19) o transporte das doses da vacina contra a Covid-19 para a região Oeste do Estado de Mato Grosso. Receberão as vacinas os municípios de Diamantino, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Cáceres. A partir de amanhã (20) seis aeronaves serão utilizadas para transportar as doses para as demais regiões.

O Estado recebeu do Ministério da Saúde, nesta primeira fase, 126.160 doses da vacina, que irá contemplar 60.074 pessoas, com duas doses. O envio dos imunizantes aos 16 polos regionais conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), das Polícias Federal e Rodoviária Federal e do Ministério da Defesa.

De acordo com o major Leandro Muller, piloto comandante de aeronave do Ciopaer, a região sul, com polo em Rondonópolis, já foi atendida. Na tarde de hoje uma aeronave bimotor foi utilizada para levar as vacinas para a região Oeste, nos municípios de Diamantino, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Cáceres.

Segundo o militar, o planejamento da distribuição das vacinas já vem sendo feito pela Sesp e pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses) há duas semanas. No total, sete tripulações (piloto e copiloto) serão empregadas no transporte. A partir de amanhã as doses chegarão a outras regiões.

“Já começamos a fazer a entrega e distribuição destas primeiras doses da vacina contra a Covid-19 para a região Oeste, de modo a alcançar todas as localidades de difícil acesso desta região. Buscamos fazer a entrega de todo este material hoje e nos próximos dias o emprego de seis aeronaves vão se fazer presentes para que a gente consiga atender as outras regiões”, explicou o major.

O transporte das vacinas pelas aeronaves do Ciopaer é rápido, segundo o major. Ele afirmou que o Ciopaer consegue alcançar o local mais distante de Cuiabá (de onde saem as vacinas), no caso o município de Vila Rica, em cerca de duas horas.

“É um momento de satisfação muito grande poder contribuir de alguma forma naquilo que a gente faz de melhor, dentro do que conseguimos fazer dentro da unidade, que é chegar o mais rápido possível em qualquer localidade do Estado, desde um simples transporte da polícia até uma missão tão nobre como essa”, disse o piloto.