Professora italiana roda a cidade de Pisa de bike para contar histórias e fazer as crianças sorrirem

Daniela Bertini é professora de escola primária e apaixonada por teatro. Ela uniu suas duas paixões e criou um projeto incrível, que tem levado mais alegria para crianças...

Daniela Bertini é professora de escola primária e apaixonada por teatro. Ela uniu suas duas paixões e criou um projeto incrível, que tem levado mais alegria para crianças em isolamento desde o ano passado: o ‘Bicicleta das histórias…em casa”.

O projeto ‘Bicicleta das Histórias’ já existe há 5 anos. A partir dele, Daniela leva leitura para eventos públicos em praças e locais abertos. Com a chegada da pandemia e das restrições do isolamento, a professora viu a importância em adaptar seu projeto e continuar levando diversão e arte para os pequenos.

Magia da leitura

Em sua bike, Daniela pedala por toda a cidade de Pisa, atendendo a chamado de crianças que querem ouvir as suas leituras. Ela enfeitou uma bicicleta, deixando-a toda colorida, repleta de adereços e também utiliza roupas que dão um toque de magia às leituras.

De repente, você ouve um barulho vindo da rua e você vê uma bicicleta muito colorida chegando com um carrinho igualmente animado e colorido cheio de livros e fantoches, conduzido por uma animadora incrível vestida com cores brilhantes e com muita vontade de fazer o bem. Não tem como não se encantar!

A professora também toma todos os cuidados com o distanciamento exigido. As crianças ficam na calçada, jardim ou algum espaço disponível. Uma vez, ela fez leituras para crianças que estavam ouvindo as histórias pela janela!

Aluno foi a sua inspiração

A ideia de levar leituras para a casa das crianças surgiu quando Daniela teve um dos seus alunos infectados com a Covid-19 e ela precisou levar as tarefas da escola até a casa dele.

A professora conta que quando chegou na casa do menino, foi uma verdadeira festa. A família contou que a criança não tinha contato com ninguém há semanas, então aquela era uma visita muito especial.

Ela voltou pra casa com isso na cabeça e resolveu que faria mais vezes, levando as leituras para todas as crianças infectadas ou que estavam em isolamento por terem alguém doente em casa.

Por que esperar para poder voltar às ruas, quem sabe quando? por que esperar os filhos saírem da bicicleta? Por que não levar a bicicleta para as crianças?“, Daniela se perguntou

Somente na primeira semana Daniela visitou e levou sorrisos a 10 crianças. Os pais podem solicitar as visitas através da página Il Gabbiano Associazione Cultural, que é um projeto de teatro da professora. Todos os pedidos são avaliados e atendidos de acordo com uma fila de espera.

Daniela conta que a escolha da bicicleta não foi por acaso, claro. “É um meio de transporte ecológico, ágil, ao alcance de todos, que combina a vontade de levar e divulgar a cultura e a promoção da leitura em todos os lugares, com uma mensagem de mudança de hábitos para mobilidade mais sustentável.”.

Visibilidade

Daniela ganhou notoriedade com o ‘Bicicleta das histórias…em casa”. A lista para as visitas está sempre cheia e a professora procura levar ainda mais histórias e adereços para as leituras.

Ela também tem sido procurada por alguns voluntários, que querem levar as leituras para outras cidades.

A gente imagina como deve ser um projeto incrível e que leva muita alegria para os pequenos!

Fonte: Positizie