UFMT celebra 50 anos com semana de atrações culturais online

Em comemoração ao aniversário de 50 anos, a Universidade Federal de Mato Grosso dá início, início nesta quinta-feira (10), a uma programação virtual que reunirá atrações do Coral...

Em comemoração ao aniversário de 50 anos, a Universidade Federal de Mato Grosso dá início, início nesta quinta-feira (10), a uma programação virtual que reunirá atrações do Coral da UFMT, Cena Livre de Teatro, Cineclube Coxiponés, UFMT com a Corda Toda e Museu de Arte e Cultura Popular.

“Entre as ações da Universidade Federal de Mato Grosso a cultura sempre ocupou lugar de destaque, principalmente como meio de valorização das expressões artísticas regionais. E é ela, a cultura, que marcará a celebração de meio século de história da Instituição”, informou a UFMT.

A programação se estende até a próxima quinta (17), sempre a partir das 17h, inteiramente online. A transmissão poderá ser acompanhada tanto na página eletrônica dos 50 anos, que será lançada oficialmente na estreia, quanto no canal da TV Universidade (TVU), no YouTube, e nos canais de cada um dos projetos e equipamentos.

As apresentações serão em formato virtual devido ao contexto pandêmico e às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de distanciamento social para a manutenção da vida.

“Mais do que nunca, com todo o respeito e cuidado que o período pede, com a tristeza de muitos falecimentos e muitas pessoas tendo sido acometidas pela covid-19, pensamos que apesar disso, seria importante levar um pouco de arte e cultura para as pessoas”, destacou a professora Dorit Kolling, coordenadora de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), sobre a importância do evento para o atual contexto.

Além da celebração do cinquentenário, as ações de dezembro marcam o encerramento da temporada artística dos grupos de arte e cultura e o período letivo.

Ano de pandemia e reinvenções

Desde que as atividades presenciais foram suspensas sem data para retorno, começou um processo de adaptação para todo o corpo acadêmico. “Esse foi um ano em que tivemos que nos reinventar, buscar alternativas diversas para continuar trabalhando, fazendo arte e levando o nosso trabalho de uma forma diferente e segura para as pessoas”, ressalta Dorit.

As plataformas online ganharam destaque muito rápido, lives de todos os tipos e formatos, nas mais diversas plataformas, mais ou menos produzidas, ensaiadas ou improvisadas. O online se configurou como uma importante ferramenta para durante a pandemia, que foi adotada pelos diferentes grupos da UFMT para continuarem com as atividades.

“A arte e a cultura tem um papeis fundamentais na vida das pessoas e é essa mensagem que a gente quer levar para a programação dos 50 anos, pois esse papel fundamental vem sendo exercido há muito tempo na UFMT, desde o início da sua história”.

A docente ainda aponta o destaque da Instituição no cenário nacional, por comportar tantas e diferentes obras e iniciativas de elaboração e promoção da cultura, com o Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP), Museu da Geologia, o Museu Rondon, o Teatro Universitário, o Cineclube Coxiponés – o mais antigo de Mato Grosso, o Coral UFMT, assim como projetos de extensão como UFMT com a Corda Toda, o Cena Livre de Teatro, entre tantos outros.

Programação completa

Quinta-feira (10): Logo após o pronunciamento do reitor Evandro Soares da Silva e da mensagem da vice-reitora, a professora Rosaline Lunardi; o Coral UFMT iniciará a celebração com uma apresentação musical, com um coro virtual.

Sexta-feira (11): O grupo Cena livre de teatro dará sequência à programação com uma montagem de mini esquetes.

Sábado (12): Será a vez do projeto UFMT com a Corda Toda encantar os espectadores com uma apresentação especial dos projetos que compõem o programa.

De domingo à terça-feira (13, 14 e 15): O Cineclube Coxiponés apresentará uma retrospectiva dos ganhadores das três últimas edições da MAUAL.

Quarta-feira (16): O MACP lançará no site da UFMT uma série de catálogos que compuseram algumas das exposições ao longo dos anos – eram impressos e agora foram digitalizados para o público.  Os catálogos já são verdadeiras obras de arte e permitem a população de acompanhar a trajetória dos artistas mato-grossenses.

Quinta-feira (17): O coral UFMT voltará com o documentário Contando e Cantando o Coral UFMT, sobre a história dos 40 anos da iniciativa, comemorados também em 2020.