Cuiabá implanta 500 abrigos de ônibus

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob),  já realizou a substituição ou instalação de mais de 500 abrigos destinados a embarque e desembarque...

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob),  já realizou a substituição ou instalação de mais de 500 abrigos destinados a embarque e desembarque dos passageiros do sistema de transporte público. O processo foi iniciado em março e evidencia o compromisso para melhoria da mobilidade urbana e atendimento.

De acordo com levantamento feito pela Diretoria de Engenharia da Semob, já foram substituídos  240 abrigos e instalados outros 270 novos (total de 510). Até o final desse ano, estão previstas 350 implantações e 280 remoções.

O projeto adota conceitos de sustentabilidade e possibilita maior conforto aos usuários. As estruturas foram projetadas com designer moderno, cobertura e assentos, além de um espaço reservado a pessoa com deficiência.

“Trata-se de uma ação que evidencia o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro. A prestação de um serviço de qualidade à população”, salientou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

Nas últimas semanas, as equipes concentram os trabalhos ao longo da Avenida das Torres, Palmiro Paes de Barros, Archimedes Pereira Lima, Rui Barbosa, dentre outras.

“A Semob, juntamente com a empresa contratada por meio de um processo licitatório, não está medindo esforços para atender e cumprir todas as demandas. É compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro a prestação de um serviço de excelência do transporte público, seja para trabalho ou lazer”, reforçou a diretora de Engenharia da Semob, Adrielle Martins.

Conforme o planejamento, quatro modelos de abrigos foram contratualizados (com metragens distintas). Seguindo o modelo de sustentabilidade que já vem sendo adotado pelo Executivo (a exemplo das estações Bispo Dom José, Alencastro e da República), existem unidades com a oferta de energia, obtida por meio de  placas solares.

Cuiabá tem hoje 800 abrigos de ônibus. No entanto, a necessidade, conforme a demanda de usuários do transporte coletivo é de dois mil abrigos.  A gestão reconhece a demanda de cerca de 1,2 mil unidades e trabalha para garantir a ampliação das unidades.

Pautado pela lisura e transparência nas ações, o titular da pasta de Mobilidade, fez questão de lembrar que o pagamento somente  é realizado mediante a execução dos serviços.

“A medida evita o  desperdício de dinheiro público. Válido ressaltar que Cuiabá está vivendo um momento ímpar no que tange a mobilidade urbana.”, informou o secretário.

Atendimento:

Nas últimas semanas, o trabalho foi executado ao longo da Avenida das Torres, Palmiro Paes de Barros, Archimedes Pereira Lima e  Rui Barbosa.

Os mais recentes abrigos implantados estão localizados nas regiões Central tais como Morro da Luz, em frente ao Espaço Ganha tempo, próximo à Praça Ipiranga, República, Ipiranga e Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha), além das  avenidas Comandante Costa, Coronel Escolástico, Historiador Rubens de Mendonça, em frente ao Hospital de Câncer, General Mello, Lavapés, Tenente Coronel Duarte, Fernando Côrrea, região da Rodoviária, próximo onde foi construída a passarela, dentre outras.