Presidente da Abrasel reforça que reabertura do setor está sendo feita de forma segura e responsável

  Nos últimos dias tem sido noticiado o aumento de casos da Covid-19 no Brasil e isso tem levantado ao debate sobre a possibilidade de uma segunda onda...

 

Nos últimos dias tem sido noticiado o aumento de casos da Covid-19 no Brasil e isso tem levantado ao debate sobre a possibilidade de uma segunda onda de contágio no país. Há ainda muita discordância sobre o que acontecerá nas próximas semanas, mas é necessário um esclarecimento diante de algumas tentativas de relacionar esse crescimento no número de casos com a reabertura do setor de bares e restaurantes.

No estado, onde a reabertura gradual deste setor se deu a partir do dia 23 de agosto, os estabelecimentos retomaram as atividades de forma segura, responsável e organizada.

Segundo a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso (Abrasel), Lorenna Bezerra, os bares e restaurantes estão seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Anvisa, tendo construído de forma coletiva e colaborativa os protocolos e cooperando com a fiscalização.

“Nosso setor foi um dos mais afetados pela pandemia e nos preparamos muito para retomar de maneira segura para nossos clientes, funcionários, fornecedores e para a sociedade em geral. Desde que reabrimos, não houve um aumento expressivo no número de casos no estado; pelo contrário, a situação se manteve estável. É injusto querer colocar isso na conta dos bares e restaurantes”, afirma.

Para a presidente, uma das explicações para um novo crescimento nos casos pode estar ligada ao processo eleitoral, com a campanha feita nas ruas, que reuniu milhares de pessoas.

“Precisamos olhar para essa questão de forma racional e estabelecer um pacto de responsabilidade social, como o que os bares e restaurantes já fizeram. Nós sabemos que também é nosso dever cuidar da população e qualquer aumento nos casos seria muito danoso para todos, inclusive para nós mesmos. Por isso, é nosso interesse maior que a situação esteja controlada e estamos trabalhando de maneira intensa e estruturada nesse sentido”, avalia.

Lorenna comenta que na capital haverá o segundo turno no dia 29 de novembro e é preciso, mais que nunca, responsabilidade e segurança nesses próximos dias de campanha. “Isso traz riscos eminentes de contágio. As pessoas estão no corpo a corpo pelas ruas, muitas vezes de maneira desordenada. É preciso um compromisso com a saúde pública e entendemos que é dever de quem está à frente das campanhas reforçar com todos os envolvidos a importância de continuar seguindo as medidas de segurança sanitárias. A Abrasel segue à disposição da sociedade no combate à disseminação da Covid-19″, acrescenta.