Dia da Consciência Negra é comemorado de forma remota com palestras em escola de Poxoréu

Uma programação on-line marca a Semana da Consciência Negra na Escola Estadual Plena Padre César Albisetti, localizada no município de Poxoréu (a 251 quilômetros ao sul da Capital)....

Uma programação on-line marca a Semana da Consciência Negra na Escola Estadual Plena Padre César Albisetti, localizada no município de Poxoréu (a 251 quilômetros ao sul da Capital). O “Novembro Negro” será um evento voltado para a reafirmação da importância da cultura dos povos africanos e da necessidade de se discutir mais sobre a temática e promover o combate ao preconceito racial.

O evento está distribuído em dois momentos: na segunda-feira (09.11), ocorreu a palestra do professor doutor Aututérpio Dias Pereira da UFMT com participação especial de Jarlilson Silva Cardoso e Paula Santos. Na quarta-feira (11.11), às 7h30min será apresentada uma “roda de conversa” com a professora Fernanda de Arruda. O tema será “como é ser jovem negro no Brasil nos dias atuais?”. Haverá participação de Josimar Rodrigues de Oliveira.

Segundo a orientadora da área de ciências humanas, Natalli Adriane Rodrigues Souza, a transmissão é voltada para alunos, profissionais da educação e comunidade escolar.

Essa é a segunda edição do evento. No ano passado, com atividades presenciais, as demais escolas do município fizeram visitas. “Por causa da pandemia, neste ano, estamos realizando a 2° edição, na modalidade remota. Nossa intenção é valorizar a cultura africana, combatendo o preconceito racial, formando cidadãos críticos e conscientes”, ressalta.

Fonte: GOV MT