Governo intensifica distribuição de cobertores.

Com a chegada de uma massa de ar frio em Mato Grosso, que vai fazer com que a temperatura caia bruscamente, o Governo do Estado, por meio da...

Com a chegada de uma massa de ar frio em Mato Grosso, que vai fazer com que a temperatura caia bruscamente, o Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), intensificou a distribuição de cobertores do programa “Aconchego”.

Somente nesta semana serão entregues 20 mil cobertas para moradores em situação de rua, imigrantes, instituições, entidades e grupos representativos de pessoas vulneráveis. Desde que o programa Aconchego iniciou 26 mil unidades já foram entregues em Cuiabá e Várzea Grande. E 76 mil mantas aos 141 municípios do Estado, alcançando as famílias que moram no interior.

De acordo com a secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, a ação foi intensificada e uma força tarefa foi montada para distribuir os cobertores para as pessoas que não têm condições de adquirir as peças para se protegerem nesse frio. “A possibilidade é que tenhamos um frio intenso, que pode impactar negativamente na vida das famílias que não tem onde morar e/ou não possui renda suficiente para comprar os cobertores”.

Além da distribuição de cobertores para as cidades do interior, a Setasc colocou à disposição dos municípios a equipe da Secretaria Adjunta de Assistência Social para que seja elaborado um plano de ação emergencial para dar suporte aos mais vulneráveis nesses dias de frio intenso.

O programa “Aconchego”, que é liderado voluntariamente pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e que já está em sua segunda edição, vai distribuir o total de 200 mil cobertores para as pessoas mais vulneráveis neste ano. Em 2019, foram beneficiadas 100 mil pessoas em todo Estado. E este ano a meta foi dobrada, em razão da pandemia do novo coronavírus, que impactou no aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para o cadastro de atendimento, as instituições, entidades e/ou grupos representativos devem enviar um ofício para o e-mail gabinete@setasc.mt.gov.br, com a lista das pessoas que serão beneficiadas, contendo nome completo, CPF, nome da mãe e Número de Identificação Social (NIS).

Temperatura

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia o tempo vai mudar nesta quinta-feira (20) com a chegada de uma forte frente fria. O frio se acentua na sexta-feira (21) com possibilidade de baixas temperaturas entre 8ºC e 20ºC.  No sábado (22), a temperatura deve ficar entre 7ºC e 22ºC. Já no domingo (23), entre 9ºC e 33ºC.

Fonte: Setasc-MT
Foto: João Reis