Prefeitura de Cuiabá avança no combate à Covid-19 com diversas ações na Saúde

O trabalho foi intensificado após a instauração da quarentena coletiva obrigatória Desde o início da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Cuiabá vem adotando uma série de medidas...

O trabalho foi intensificado após a instauração da quarentena coletiva obrigatória


Desde o início da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Cuiabá vem adotando uma série de medidas em todas as esferas da administração para enfrentar o avanço do coronavírus. Esse trabalho foi intensificado após a instauração da quarentena coletiva obrigatória, em 25 de junho.

Desde o último dia 17, a fila de espera por leitos de UTI para pacientes confirmados de Covid-19 foi zerada, graças a abertura de novos 40 leitos no Hospital Referência (antigo Pronto Socorro). Na quinta-feira (23), o deputado estadual Paulo Araújo, que integra a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizou uma fiscalização surpresa no hospital e constatou que todos os 95 leitos de UTI estão funcionando. Na ocasião, 30 deles estavam disponíveis para a Central de Regulação.

Atualmente, a rede municipal de saúde de Cuiabá conta com 135 leitos exclusivos para Covid-19, o que representa 45% do total de leitos de UTI para Covid-19 na rede pública de Mato Grosso. Desses 135 leitos, 95 estão no Hospital Referência, sendo 80 adultos e 15 pediátricos e 40 no Hospital São Benedito.

1º Centro de Referência para Covid-19 da Atenção Básica

Além da rede de alta complexidade, houve reforços nas redes básica e secundária. O prefeito Emanuel Pinheiro entregou, na quinta-feira (23), a reforma do Centro de Saúde Ana Poupina, unidade que passou a funcionar como o 1º Centro de Referência para Covid-19 da Atenção Básica. Durante a pandemia, o local atenderá em horário estendido até às 21h, exclusivamente pacientes que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal. O local oferece teste rápido e teste RT-PCR e também disponibiliza o Kit Covid-19, de acordo com a avaliação médica.

UPA Verdão

Funcionando desde 8 de junho como unidade referência para Covid-19 na rede secundária de saúde, a UPA Verdão já atendeu cerca de 500 pessoas com sintomas moderados da doença. A unidade oferta estrutura com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e 26 leitos entre box de emergência, estabilização e de observação. Com um mês de funcionamento, a UPA Verdão já havia obtido mais de 80% de alta hospitalar, descartando a necessidade de transferências para UTIs em hospitais referências para a doença.

Kit Covid-19

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na terça-feira (21), a entrega de medicamentos para tratar sintomas iniciais da Covid-19, mediante prescrição médica e com consentimento do paciente.

Na próxima semana, mais 15 mil kits deverão abastecer as UPAs e Policlínicas. O objetivo da Prefeitura é atingir, até o início do próximo mês, de 80 mil a 100 mil kits que serão disponibilizados a população em todas as unidades primárias e secundárias de saúde.

Atualmente, o Kit Covid-19 já está disponível em 16 unidades básicas de saúde. São elas: PSF Santa Izabel I / PSF Santa Isabel II, PSF Despraiado I / PSF Despraiado II, Centro de Saúde do Grande Terceiro, Centro de Saúde Dom Aquino, Centro de Saúde Jardim Leblon, PSF Pedregal I / PSF Pedregal II, PSF Pedra 90 I / PSF Pedra 90 II, Centro de Saúde do Parque Cuiabá, Centro de Saúde do Tijucal, UBS Parque Ohara, Clínica da Família do CPA 1, PSF Três Barras, PSF Jardim Umuarama, Centro de Saúde CPA III, PSF Santa Laura e Centro de Saúde Ana Poupina.

Visita Virtual

Buscando humanizar o atendimento nesse momento de dor e angústia, em que pacientes de Covid-19 não podem receber visitas para evitar a circulação de pessoas e o contágio pelo coronavírus nos ambientes hospitalares, o Hospital São Benedito passou a oferecer, desde o último dia 16, a visita virtual como estratégia para minimizar o sofrimento, aproximando pacientes de seus familiares.

Barreiras sanitárias

Do dia 8 ao dia 14 de julho, um total de 23.581 pessoas foram orientadas nas quatro barreiras sanitárias instaladas em rodovias de Cuiabá. Dessas, 42 apresentaram sintomas de Covid-19 e foram notificadas a procurar atendimento médico em uma unidade de saúde pública ou privada. Dentre os notificados, 18 sequer sabiam que estavam com sintomas e foram pré-diagnosticados graças à aferição de temperatura corporal e questionário aplicado pelos fiscais sanitários. As fichas de consentimento assinadas por todas essas 42 pessoas que apresentaram sintomas de Covid-19 foram repassadas para a Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, para que acompanhe o quadro de saúde dessas pessoas.

Durante toda a operação, que contou com cerca de 30 fiscais da Vigilância Sanitária, além de agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e de policiais militares, 11.482 veículos foram abordados e tiveram seus pneus sanitizados com cloreto de belzalcônio, produto químico comumente utilizado em barreiras fitossanitárias e que não oxida a roda do veículo. O foco dos trabalhos foi na prevenção, com orientação aos viajantes sobre a importância do isolamento social e de reforçar as medidas de higiene pessoal.

Testagem

A Prefeitura de Cuiabá vai adquirir 40 mil novos kits para testagem em massa da população no combate ao novo coronavírus. Do tipo RT-PCR’s, o material é um reforço estratégico no combate a Covid-19 e serão destinados ao Laboratório de Biotecnologia do Instituto Federal de mato Grosso — campus Bela Vista, que realiza os exames em parceria com o Município desde maio.

A parceria entre a instituição de ensino e a Prefeitura de Cuiabá no combate ao novo Coronavírus teve início ainda em março, com a fabricação de álcool 70%. Em maio, a instituição começou a realizar os exames laboratoriais de diagnóstico da COVID-19. Até o dia 13 de julho, a equipe do IFMT realizou 3.500 análises das cinco mil adquiridas inicialmente pela Prefeitura. Além dos exames já realizados, um novo laboratório está em fase de construção para ampliação dos exames na Capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá