Programação do Museu de Arte Sacra traz lives de música instrumental

Instrumentistas propiciam momentos de leveza e encantamento na agenda online do equipamento cultural da Secel A programação online do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso traz novidades...

Instrumentistas propiciam momentos de leveza e encantamento na agenda online do equipamento cultural da Secel

A programação online do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso traz novidades nesta semana. Unindo repertórios popular e clássico, a série de lives do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) será de música instrumental.

Para propiciar momentos de leveza e encantamento ao público durante a quarentena, quatro convidados apresentam toda a expressividade de composições tocadas em instrumentos musicais, como o violoncelo, violino e clarinete.

Na quinta-feira (16.07), a violoncelista Bárbara Sol dá mostrou de habilidade no repertório que abordará clássicos de Bach, Dvorak, Villa-Lobos, Elvis Presley e muito mais. Bárbara iniciou seus estudos no Instituto Ciranda em 2012, e desde então, tem aprimorado sua técnica instrumental em Festivais de música e masterclasses pelo Brasil. Aluna do curso de licenciatura em Música na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e instrumentista das principais orquestras e grupos camerísticos  do estado, a artista procura sempre integrar o violoncelo a diversos estilos musicais.

Na sexta-feira (17.07), os músicos Oliver Yatsugafu e Jhonni Campos presenteiam o público com o especial CuiaBach. Formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Oliver é também doutor em Artes Musicais pela Universidade da Geórgia. Jhonni é graduando em música, habilitação em violino pela UFMT. No repertório que homenageia o compositor alemão Johann Sebastian Bach, os instrumentistas apresentam canções como Concerto para Dois Violinos em Ré Menor e Jesus – Alegria dos Homens.

E no sábado (18.07), será a vez do clarinetista e claronista Bruno Avoglia conduzir a live com músicas de Hermeto Pascal, K-Ximbinho, Francisco Mignone, dentre outros. integrante do quinteto Viajando pelo Brasil, Bruno é ainda arrajandor, compositor, diretor musical, solista e professor. Suas obras e arranjos foram mencionados em premiações como o II concurso de composição da Orquestra de Câmara da ECA-USP e na  24º Programa Nascente da USP. O artista é mestre em música pela Universidade de São Paulo (USP) e já participou de diversos festivais nacionais e internacionais.

Além das transmissões ao vivo, o projeto “MASMT em Casa” divulga o quadro ‘Você Sabia?’, com vídeos de curiosidades sobre patrimônios que contam um pouco da cultura e história mato-grossenses.  Nesta quarta-feira (15.07), o tema do vídeo é a imagem de São Miguel Arcanjo que faz parte do acervo do museu.

A programação semanal é encerrada no domingo com a ação ‘Contos da Minha Cidade’, em que as pessoas são incentivadas a postar fotos e vídeos que falem sobre a história, pontos turísticos ou causos de seu município. Para enviar o vídeo, o participante pode entrar em contato pelo e-mail museuartesacramt@gmail.com.

Todo o programa online é transmitido pelo perfil do Museu de Arte Sacra na rede social Instagram (@museudeartesacramt), sempre às 19h.

Secel/MT