Cientistas do Canadá criam máscara que desativa coronavírus

Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, desenvolveram uma máscara capaz de desativar o novo coronavírus. Comunicado à imprensa divulgado terça, 14, informou que a TrioMed Active “desativa”...

Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, desenvolveram uma máscara capaz de desativar o novo coronavírus.

Comunicado à imprensa divulgado terça, 14, informou que a TrioMed Active “desativa” 99% do vírus em questão de minutos.

A máscara tem revestimento antimicrobiano desenvolvido pela empresa de Quebec I3 BioMedical Inc.

“Eles já haviam feito isso com outros patógenos bacterianos e virais, incluindo a gripe, e estendemos esses estudos para mostrar que a SARS-CoV-2 também era suscetível”, disse Gray-Owen.

Ele explica que, como a máscara já existia antes da Covid, foi possível fazer os testes assim que o coronavírus chegou ao país.

“Fomos um dos primeiros laboratórios a receber aprovação rápida para cultura e manipulação do vírus. Samira Mubareka e Robert Kozak trouxeram amostras de pacientes infectados no hospital e expandiram o vírus…E assim, porque tínhamos o vírus e o fato de nossas instalações estarem em operação há mais de uma década, tivemos a capacidade de trabalhar com ele”, afirmou

Os testes

Os cientistas da Universidade de Toronto testaram a máscara e confirmaram que ela funciona como pretendido.

Quando o revestimento antimicrobiano estava presente nas máscaras, “não era possível recuperar nenhum vírus infeccioso da suspensão aplicada à máscara”, disse Gray-Owen.

“Repetimos os testes e essa foi uma descoberta reproduzível, portanto ficou bem claro que havia uma diferença entre o material revestido e o não revestido TrioMed”.

A i3 Biomedical Inc. gastou “anos e milhões de dólares” desenvolvendo tecnologia antimicrobiana usada nas máscaras.

“A máscara ativa TrioMed é a primeira e única proteção respiratória cientificamente comprovada que desativa o vírus que causa o COVID-19, reduzindo drasticamente o risco de contaminação do usuário”, disse Pierre Jean Messier, fundador e CEO da i3 Biomedical Inc.

Vendas

As máscaras já estão à venda no Canadá.

O valor é de US $ 7,29 – quase R$30 – em pacotes de cinco no site Well.ca.

Por Só Notícia Boa | Com informações da Universidade de Toronto

Foto: reprodução / Universidade de Toronto