Indígenas doam mais de 600 kg de alimentos à famílias carentes afetadas pela Covid-19

Hoje a região norte do Brasil é uma das mais afetadas pelo coronavírus, mas a população carente de Rondônia está contando com a generosidade de povos indígenas. Integrantes...

Hoje a região norte do Brasil é uma das mais afetadas pelo coronavírus, mas a população carente de Rondônia está contando com a generosidade de povos indígenas. Integrantes da etnia Gavião, doaram mais de 600 kg de alimentos para famílias carentes, as mais afetadas pela Covid-19.

A incrível corrente solidária distribuiu batata doce, mamão, abóbora, banana, mandioca e outros alimentos cultivados pelos indígenas. Foram mais de 15 famílias que aderiram à iniciativa e levaram mais esperança a milhares de brasileiros vulneráveis.

doação alimentos indígenas 1
Foto: reprodução Rede Amazônica

Josias Gavião, um dos indígenas à frente da ação, explica orgulhoso que parte da produção foi doada para quem mais precisa: “Neste período de pandemia, as pessoas que não têm condições sofrem muito mais do que as outras e nós temos produções na Terra Indígena Igarapé Lourdes. Lá o povo Gavião já vinha produzindo e entregando os alimentos no PAA, aí surgiu a ideia de nós também darmos a contribuição para o município, para que eles possam distribuir às famílias carentes”, explica em entrevista para o G1.

Pensando em diminuir o risco de contaminação, apenas cinco indígenas foram até a área urbana para fazer a distribuição de alimentos. Além disto, eles usaram máscaras e estão evitando ao máximo sair da aldeia: “A ida para a cidade faz com que nós fiquemos mais vulneráveis a este vírus”, afirma Josias.

doação alimentos indígenas 2

Foto: reprodução Rede Amazônica

Famílias beneficiadas

Os mais de 600 kg de alimentos doados foram distribuídos através da Secretaria de Assistência Social e já beneficiaram mais de 40 famílias do município de Ji-Paraná.

Em um momento onde muito se discute sobre a valorização dos povos indígenas do Brasil, esta história nos deixa uma lição a não ser esquecida: somos todos iguais!

Por Razões Para Acreditar | Com informações do G1