Cursos de Extensão Cultural Online da MT Escola de Teatro batem recorde de inscrições

Superando todas as expectativas, as inscrições para os Cursos de Extensão Cultural Online em teatro da MT Escola de Teatro, credenciada pela Universidade de Mato Grosso (Unemat), já...

Superando todas as expectativas, as inscrições para os Cursos de Extensão Cultural Online em teatro da MT Escola de Teatro, credenciada pela Universidade de Mato Grosso (Unemat), já conta com mais de 1.500 candidatos, oriundos de todo o mundo. Sendo 584 do Sudeste, 459 da região Centro Oeste – 332 somente de Mato Grosso, 336 do Nordeste, 126 do Sul, 56 do Norte, 2 de Portugal, 1 do Chile e 1 de Moçambique.

O volume de inscrições surpreendeu até mesmo o diretor artístico da MT Escola, Flávio Ferreira. “Superou todas as expectativas e a procura foi surpreendente. A força que está ganhando é superimportante e demonstra que a escola veio para ficar, consolidando o trabalho da MT Escola e fortalecendo a arte e o teatro em Mato Grosso”, destaca.

São, ao todo, vinte cursos na modalidade online, com ênfase nas áreas de teatro, dança, cinema, literatura, música, artes visuais e em áreas que visem a promoção, valorização e/ou fortalecimento da identidade, da imagem, da história, da tradição e/ou das expressões dos diversos grupos e manifestações culturais da cultura popular, tradicional, urbana, negra, indígena e/ou plural.

Para Rodolfo Garcia, coordenador pedagógico da MT Escola de Teatro, a enorme procura demonstra a força do teatro em Mato Grosso. “Comemoramos esse imenso sucesso de busca para os cursos online nessa iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), aliado à Unemat, Adaap e Cena Onze, com apelo internacional”, ressalta.

segundo a professora Naine Terena, que trabalha com educação a distância desde 2004, a modalidade acredita que é sempre uma boa oportunidade de expansão educativa e cultural. “Elaborei o curso com a colaboração do professor Libério, que é da etnia Boe Bororo e faz parte de uma série de atividades que costumo oferecer durante o ano, não só em Cuiabá, mas também em outras cidades. Pela experiência que tenho com cursos online, percebo que eles conseguem um alcance muito maior de pessoas”, revela.

A Extensão Cultural é uma importantíssima linha de qualificação profissional, que tem o objetivo de oferecer cursos estabelecendo assim uma ponte direta com criadores e pensadores de outras esferas, mobilizando a população, artistas e profissionais de diversas áreas interessados em aperfeiçoar ou ampliar seus conhecimentos no campo das artes, da filosofia e outros conhecimentos. A intenção é oferecer à comunidade o acesso gratuito à formação em áreas artísticas e culturais em geral.

“Como são 293 vagas disponibilizadas neste momento, calculamos que houve uma concorrência de 10 por 1. Quero dizer que cada inscrito pode ter certeza que nos debruçamos sobre essas inscrições, com a maior responsabilidade do mundo, lendo com muito carinho e atenção cada material, para que essa primeira edição seja um encontro incrível”, observa Thereza Azevedo, mestre em Estudos de Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Mais informações, como resultados e datas de início das aulas podem ser acessadas no site da MT Escola ou no telefone: (65)99339-8441.

Sobre a MT Escola de Teatro

A MT Escola de Teatro é um polo de formação que funciona no Cine Teatro Cuiabá, com a gestão da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).

Por Assessoria