Golfinho solitário faz amizade com pescador durante isolamento

Um golfinho solitário, acostumado com embarcações no Condado de Kerry, na Irlanda, agora segue um novo amigo pescador. Fungie faz viagens diárias só para ter a companhia de...

Um golfinho solitário, acostumado com embarcações no Condado de Kerry, na Irlanda, agora segue um novo amigo pescador.

Fungie faz viagens diárias só para ter a companhia de Jimmy Flannery e vice-versa.

O pescador ficou surpreso ao perceber que Fungie, que é famoso e vive na costa oeste de Kerry desde 1983, ficou solitário sem nenhuma interação humana nos últimos dois meses por causa da pandemia de Covid-19.

A indústria de embarcações de lazer que surgiu em torno das travessuras dos golfinhos, na cidade Dingle, foi suspensa desde março por causa do bloqueio.

Flannery, que administra o Dingle Sea Safari, percebeu que o golfinho parecia triste e agora ele sai do porto de Dingle duas vezes por dia para realizar tarefas de pesca, mas, na realidade, é só pra ficar perto de Fungie.

Ele disse que o golfinho havia se adaptado à companhia humana ao longo dos anos e, como a maioria das estrelas, amava uma plateia e sentia falta quando seus fãs não estavam por perto.

O pescador brincou dizendo que esperava que ele apreciasse a companhia – e pediu brincando que não esquecesse o Sr. Flannery, quando suas legiões de admiradores retornarem, assim que o bloqueio for suspenso.

Dingle, como outros destinos de férias irlandeses, espera um boom de “estadia”, já que as famílias estão substituindo as férias planejadas no exterior por ficar em casa.

A pandemia reduziu o número de visitantes em Kerry, o condado mais turístico da Irlanda, em 80% este ano.

História

Para a Fungie, qualquer atenção será aparentemente bem-vinda. Também conhecido como Dingle Dolphin, Fungie é um golfinho-comum.

Visto pela primeira vez em Dingle no verão de 1983, ele se tornou uma sensação turística, com suas travessuras perto de embarcações .

Os biólogos marinhos ficaram surpresos com a maneira como o golfinho parecia buscar ativamente o contato humano.

Ele interage rotineiramente com pessoas em embarcações de lazer, nadadores, surfistas e caiaques.

A idade de Fungie é desconhecida, mas os machos geralmente vivem entre oito e 17 anos.

Fungie também contribuiu para a ciência marinha, com seu gosto pelo peixe-agulha de Dingle, sendo o primeiro exemplo registrado de golfinhos comendo o peixe, também conhecido como agulha do mar.

Assista ao vídeo de Fungie que agora busca companhia, do Dingle Sea Safari :

https://www.instagram.com/p/B_4oPjclZo4/?utm_source=ig_web_copy_link

Por Só Notícia Boa | Com informações do Independent Irlanda

Foto: Domnick Walsh