Data é a segunda mais movimentada para o comércio, ficando atrás apenas do Natal, mas neste ano estimativa é de queda nas vendas. Preço médio do presente também deve cair.
Mesmo com horário reduzido, as lojas estão se reinventando para manter o movimento e aumentar as vendas no Dia das Mães, comemorado neste domingo (10). Com a pandemia do novo coronavírus, os comerciantes optaram por fazer entregas e, também, pela modalidade drive thru para manter as portas abertas.
Durante as medidas de isolamento e distanciamento, as lojas estão apostando em entregas para ajudar os clientes e ainda não perder vendas.
A empresária Karla Nalini, que tem uma loja de roupas, optou por fazer entregas aos clientes. Ela conta que está tomando todos os cuidados com a higiene para que o produto seja entregue com segurança.
“Toda a equipe está usando máscara. Nós estamos colocando luvas e todo o processo é higienizado para levar a peça no maior cuidado possível e segurança para os nossos clientes”, afirma.
Comércio cria estratégias para manter vendas do dia das mães em plena pandemia
O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio, ficando atrás em vendas apenas para o Natal, mas a estimativa é de que neste ano as vendas caiam significativamente em relação ao ano passado.
O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Fábio Granja, orienta as pessoas a não deixarem para comprar no último momento para evitar aglomerações.
“A expectativa é que seja um alívio para os comerciantes. Que possa ter um movimento, e que possamos manter minimamente a economia ativa. Que possa manter as portas das empresas abertas preservando os empregos. Então utilizem o melhor horário, a melhor disponibilidade e tente antecipar”, disse.
A previsão é de que o valor gasto com o presente também seja menor que nos anos anteriores. No ano passado, a média foi de R$ 220 e neste ano, de R$ 180.
A CDL fez uma lista de lojas que aderiram as entregas e ao sistema drive thru. Veja aqui.
Para solicitar a mercadoria, o site possui a rede social da empresa e o pedido é feito online. O comércio está funcionando em horário reduzido, das 10h às 16h.
Por G1 MT
Foto Reprodução