Estudantes de Itiquira relatam experiências com plataforma de ensino à distância

Os estudantes falam sobre a facilidade em acessar a plataforma, além da explicações detalhadas, conteúdo atual e também trabalhado anteriormente em sala de aula Alunos das duas escolas...

Os estudantes falam sobre a facilidade em acessar a plataforma, além da explicações detalhadas, conteúdo atual e também trabalhado anteriormente em sala de aula

Alunos das duas escolas estaduais localizadas no município de Itiquira (a 357 quilômetros ao sul da Capital) estão aproveitando o máximo a plataforma Aprendizagem Conectada. As atividades semanais estão sendo realizadas com afinco pelos estudantes que acessam os conteúdos e os respondem nos cadernos.

O sucesso do trabalho é a ampla divulgação realizada pela Assessoria Pedagógica de Itiquira junto aos pais que atenderam ao pedido do estudo em casa com acompanhamento da família.

“A Assessoria tem pedido aos professores e alunos para vestirem a camisa e mobilizarem para que o desenvolvimento da aprendizagem continue evoluindo, mesmo em um momento tão difícil pelo qual todos nós estamos passando. O resultado está sendo o melhor possível”, comemora a assessora pedagógica Ellen Regina Camargo Lúzio.

Divulgação

No município funcionam a EE Bonifácio Sachetti com 517 alunos matriculados e a EE do Campo Dom Aquino Correa, com 470 estudantes, todos empolgados com o estudo em casa. É o caso do Roberto Maria, do 8º ano do Ensino Fundamental, da EE do Campo Dom Aquino Corrêa que está dando continuidade aos estudos pela Aprendizagem Conectada.

“É uma iniciativa positiva, ainda mais nesse momento de isolamento social em que todos devem ficar em casa. Achei os conteúdos bem significativos e a linguagem fácil de compreender. Estou com saudades da aula presencial, mas a aprendizagem conectada tem me ajudado a superar essa grande saudade”, assinala. Roberto explica que conta com a ajuda da família, que o tem acompanhado e incentivado com os estudos em casa.

Divulgação

A colega dele, Ana Paula do Santos Gomes, 1º ano do ensino médio tem o mesmo entendimento em relação às aulas pela internet. A estudante ressalta que está em uma nova etapa de sua vida escolar, pois tudo é novidade em termos de conteúdo.

“Esses textos que são disponibilizados para a gente são muito explicativos, com coisas que abriram a minha mente. Essa ferramenta que está nos sendo disponibilizados nos ajuda muito bem em muitas matérias. São bem explicativas, coisas que eu via, lá atrás no 6º ano, e outras que eu nunca vi. Os conteúdos são bem explicativos nos textos narrativos e isso abriu a minha mente com algumas coisas”, festeja.

A plataforma de estudo em casa também foi aprovada pela aluna Alice Fernandes dos Santos Gomes do 8º ano. Para ele, estudar em casa está sendo a melhor coisa para praticar o conhecimento. “Não é igual ir à escola, mas está sendo bom, pois consigo aprender muita cosa. Ah, eu gostei bastante das matérias e das explicações. É muito divertido”, avalia.

Abimael Elder Andrade Melo, do 6º ano, está apreciando ao máximo a experiência de estudar em casa, pois pode fazer as atividades e tirar as dúvidas. Além disso, o aluno pode pesquisar sobre aquilo que não sabe. “Está sendo maravilhoso essa experiência, porque estou descobrindo várias etapas novas, pois posso ter um conhecimento estudando virtualmente”, exemplifica.

Para a aluna Jéssica, do 3º ano do ensino médio da EE Bonifácio Sachetti, a aprendizagem conectada tem sido uma ferramenta útil para os estudos, pois tem uma estrutura bem simples de entender. “Tem conteúdos muito explicativos que condizem com o que estava estudando. Além disso, tiramos dúvidas com os professores”, salienta.

A colega dela, Graziele, do 4º ano do Ensino Fundamental, está confiante no aprendizado através da plataforma, assim como o colega Eduardo Felipe. ”Estou acompanhando as atividades do portal e fazendo as tarefas e digo tenho gostado bastante”, afirma Graziele. Gabriel, do 5º ano, também está satisfeito. “Estou aprendendo muito, pois a ferramenta é boa para aprender”, elogia.

Divulgação

A assessora pedagógica credita o êxito da Aprendizagem Conectada ao empenho de todos. “Sinto-me extremamente feliz por saber que temos muitos alunos envolvidos significativamente nesse movimento de aprendizagem. Com a orientação e incentivo dos nossos gestores e de vários professores, tem ressignificado muitas coisas, atribuindo um novo valor ao conhecimento e dando mais evidência à importância do acompanhamento da família na educação escolar e social dos estudantes”, finaliza.

Divulgação

 

Por Seduc MT