Quinze lavatórios populares já foram instalados em diferentes pontos da Capital

Para a próxima semana já estão programadas novas instalações Quinze  lavatórios populares já foram instalados em diferentes da cidade desde o lançamento feito pela Prefeitura de Cuiabá em ...

Para a próxima semana já estão programadas novas instalações

Quinze  lavatórios populares já foram instalados em diferentes da cidade desde o lançamento feito pela Prefeitura de Cuiabá em  mais uma medida de prevenção e controle da disseminação do novo Coronavírus. Os primeiros kits pias, contendo água e sabão antisséptico foram instalados no Mercado do Porto. Os demais estão nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Dom Aquino, Drº Fábio, Getúlio Vargas, Pedra 90, Centro de Referência Especiallizado (Creas) Centro e nas três Estações de Ônibus localizadas nas Praças Alencastro, Bispo e Ipiranga. Para a próxima semana já estão programadas novas instalações.

Cada lavatório tem uma capacidade de armanzenamento de 200 litros de água. No total, a Prefeitura de Cuiabá irá instalar 30 lavatórios . No total, 30 lavatórios instalados em pontos estratégicos da cidade. A previsão é de que até o final do mês de maio todos os kits estejam instalados.

O trabalho é organizado pela Secretaria de Governo e a iniciativa foi elaborada pela primeira-dama, Márcia Pinheiro e conta com a parceria das Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e Trabalho, Agricultura e Desenvolvimento Econômico. A instalação e manutenção dos equipamentos é de responsabilidade da Empresa Soluções. “O contrato de prestação de serviços é por meio de locação dos equipamentos, que ficarão instalados até o fim dessa pandemia do novo coronavírus aqui na Capital”, disse o secretário municipal de Governo, Lincoln Sardinha.

Na oportunidade, o secretário informou que estão sendo tomados todos os cuidados, principalmente no que diz respeito à segurança. “Temos que ter todo cuidado e zelo para sempre prestar um serviço de qualidade à população cuiabana. Temos a certeza que esse instrumento será um grande aliado para que as pessoas possam lavar as mãos com muito mais frequência”, pontuou.

Essa iniciativa da Prefeitura de Cuiabá tem como objetivo ampliar o acesso a higienização e conscientizar o cidadão do constante ato de lavar as mãos. Mais do que o simples fato de lavar as mãos é importante ressaltar a necessidade de higienizar as mãos corretamente.

Em cada lavatório foram fixadas instruções com o passo a passo para que a população faça de forma correta. “É importante se atentar a forma de lavar as mãos também, esfregando uma na outra, percorrendo todos os dedos e espalhando o sabão por toda a extensão durante 40 segundos para então enxaguar”, explica  o prefeito Emanuel Pinheiro.

Os kits foram locados pela Prefeitura de Cuiabá neste momento de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus e o abastecimento e possíveis reparos é de responsabilidade da empresa Solução Portáteis. O telefone para contato com a Empresa é o 30262598.

Ações 

A Prefeitura de Cuiabá também já realiza outras medidas estratégicas como a higienização com emprego de borrifadores contendo cloro de pontos de ônibus e unidades de saúde, além de manter duas equipes percorrendo a cidade para higienização de canteiros e praças. Dois caminhões-pipa são empregados para essa atividade.

 

Por Prefeitura de Cuiabá

Foto Luiz Alves