Anvisa lista produtos que podem substituir álcool 70% para limpar superfícies

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou uma interessante nota na última quinta-feira (23) explicando como os produtos saneantes, dentre eles detergentes, sabão em pó, água sanitária e...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou uma interessante nota na última quinta-feira (23) explicando como os produtos saneantes, dentre eles detergentes, sabão em pó, água sanitária e desinfetantes podem substituir o álcool 70% na desinfecção de objetos e superfícies que podem estar contaminados com a Covid-19.

A nota técnica 26/2020 tem o objetivo de esclarecer de uma vez por todas como funciona a antissepsia do novo coronavírus, além de fornecer alternativas ao uso de produtos à base de álcool, diante do aumento da procura por esses itens no mercado.

Estudos de sobra já demonstraram que os desinfetantes domésticos comuns, como o sabão ou alvejante diluído, podem exterminar o coronavírus de superfícies, uma vez que o agente infeccioso tem uma camada protetora de gordura muito frágil facilmente destruível por esses produtos.

anvisa ensina como substituir álcool 70% por desinfetantes
Foto: Portal Casa/Abril

Produtos alternativos

Recomenda-se que os desinfetantes fiquem em contato direto com o objeto a ser limpo por 5 a 10 minutos. Não enxague de imediato o local, dê um prazo suficiente para que o produto destrua o vírus.

Mesmo com empresa parada, empresário se prontificou a fabricar máscaras para hospitais. Apoie clicando aqui.

Abaixo você confere uma relação de produtos alternativos ao álcool 70% que são tão eficientes quanto este para a limpeza de objetos e superfícies:

  • hipoclorito de sódio a 0,5%;
  • alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9%;
  • iodopovidona (1%);
  • peróxido de hidrogênio 0,5%;
  • ácido peracético 0,5%;
  • quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio 0,05%;
  • compostos fenólicos;
  • desinfetantes de uso geral com ação contra vírus.
anvisa ensina como substituir álcool 70% por desinfetantes
Foto: Reprodução/G1

Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.

De acordo com a Anvisa, “o uso de toalhas com desinfetante é útil para a limpeza, mas como a superfície higienizada não permanece molhada por mais do que alguns segundos, provavelmente essas toalhas não são muito úteis contra o coronavírus”.

Nas orientações da nota, não se recomenda o uso de alguns materiais e equipamentos para desinfecção de superfícies e objetos, tais como vassouras e esfregões secos, nebulizadores e termonebulizadores ou frascos de spray com propelente.

anvisa ensina como substituir álcool 70% por desinfetantes
Foto: Clean My Space

Eficiência da água sanitária (e outros alvejantes)

água sanitária e os alvejantes também podem ser um forte aliado na luta contra a Covid-19. Quando diluídos em água, podem desinfetar pisos com extrema eficácia (com tempo de contato de 10 minutos).

 

Abaixo você confere as medidas perfeitas de uso. Lembre-se de usar a solução imediatamente, pois ela é desativada pela luz:

  • água sanitária: diluir 1 copo (250 ml) de água sanitária em 1L de água;
  • alvejante comum: diluir 1 copo (200 ml) de alvejante em 1L de água.

Clicando aqui você confere na íntegra todas as dicas e informações divulgadas pela Anvisa na Nota Técnica 26/2020.

 

Por Razões Para Acreditar | Com informações da Anvisa

Foto: Portal Casa/Abril