Cientistas criam spray antiviral: desinfeta superfícies e protege por 90 dias

Um desinfetante que protege superfícies de forma significativa, por até 90 dias, contra bactérias e vírus, entre eles, o coronavírus. Ele é em spray e forma uma película antiviral....

Um desinfetante que protege superfícies de forma significativa, por até 90 dias, contra bactérias e vírus, entre eles, o coronavírus. Ele é em spray e forma uma película antiviral.

O chamado MAP-1 levou 10 anos pra ser produzido e foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST).

A substância pode ser pulverizada em superfícies usadas pelo público, como corrimãos, botão de elevador, de luz, entre outros, para evitar a propagação de doenças com a covid-19.

Como

O revestimento spray foi criado a partir de milhões de nanocápsulas contendo desinfetantes que permanecem eficazes na morte de bactérias, vírus e esporos, mesmo após a secagem, disse Kwan.

O professor disse que a eficácia do MAP-1 é aumentada por polímeros sensíveis ao calor que encapsulam e liberam desinfetantes no contato humano – ao contrário dos desinfetantes comuns, como água sanitária ou álcool.

Ele também garante que o spray não tóxico é seguro para a pele e o meio ambiente.

O MAP-1 foi aprovado para uso oficial e em massa pelos consumidores da China em fevereiro, após testes clínicos em um hospital de Hong Kong e uma clínica no início do ano.

Vendas

Ele estará à venda nas lojas de Hong Kong no próximo mês, mas já foi pulverizado nas casas de mais de mil famílias de baixa renda na cidade, com a ajuda de uma instituição de caridade.

“Sinto que isso fortaleceu nossa proteção contra o vírus”, disse Law Ha-yu, mãe de dois filhos que vive numa das casas pulverizada recentemente.

Shopping centers, escolas e instalações esportivas de Hong Kong também usam o revestimento, segundo os pesquisadores.

A Germagic, uma unidade do parceiro industrial da universidade, Chiaphua Industries Ltd, planeja introduzir versões de 50 e 200 ml para uso doméstico, com preços que variam de 200 a 500 reais.

Por Só Notícia Boa | Com informações da News Sky

Foto: reprodução Sky News