Ação de abordagem resulta no acolhimento de 80 moradores em situação de rua na capital

A gestão ampliou a capacidade de abrigamento com a instalação de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social em um hotel Oitenta moradores em situação de rua foram...

A gestão ampliou a capacidade de abrigamento com a instalação de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social em um hotel

Oitenta moradores em situação de rua foram acolhidos nos dois primeiros dois dias (23 e 24 de abril)  de funcionamento do “Hotel Albergue” após  atuação da equipe de abordagem da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá.

Por iniciativa da primeira-dama de Cuiabá,  Márcia Pinheiro, a gestão ampliou a capacidade de abrigamento com a instalação de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social em um hotel. A medida integra um plano de ação com objetivo de evitar à disseminação do novo Coronavírus.

A ação,  iniciada no último dia 23,  resultou no encaminhamento dos interessados para o ginásio Dom Aquino para  cadastro e posterior abrigamento. Durante o processo de acolhimento e com  auxílio de vários parceiros,  como à empresa Galvan Cabeleleiros, foram ofertados cortes de cabelo e barbas, a  doação de roupas pelo projeto ‘Cabide Solidário’, além da entrega de kits de higiene com toalhas, triagem com a equipe de enfermagem, consultas médicas e vacinação contra a H1N1.

Preocupação e sensibilidade – A ação inédita realizada pela Prefeitura de Cuiabá por meio de uma parceria com a Defensoria Pública e Ministério Público Estadual resultou em um contrato de prestação de serviços com a Rede de Hotéis Mato Grosso a fim de ampliar a capacidade de abrigamento dos moradores em situação de rua.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado, as expectativas foram superadas. No início, as pessoas ficaram assustadas, achando que a intenção da Prefeitura era levar para uma prisão domiciliar. Pelo contrário, a nossa proposta é oferecer nesse momento de crise e de muita angustia de toda população, mais segurança, um pouco de carinho, dignidade e ainda preservar a saúde dessas pessoas que estão mais vulneráveis a qualquer tipo de agravo, nesse momento contra o novo Coronavírus”, observou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Parceria – Durante a ação, a  primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, destacou um importante parceiro da Prefeitura no cuidado à população carente, a Pastoral de Imigrantes. No local, são ofertadas mais 100 vagas para acolher os imigrantes em situação de rua. “Com mais essa unidade de acolhimento estaremos cuidando da saúde dessas pessoas e com isso evitando a proliferação do Covi-19. A capacidade atual é de 370 vagas, se somadas as três unidades dos albergues municipais, Pastoral de Imigrantes e Hotel Mato Grosso”, disse.

Ela destaca ainda que a pasta da Assistência tem realizado constantemente abordagens para sensibilizar e orientar sobre a importância do isolamento social. Ela afirma ainda que novas ideias serão executadas para atender a esse público. “Esse trabalho não vai parar por aqui. Estamos traçando novos planos de ação para melhorar ainda mais esse acolhimento”, reforçou. “Sabemos da importância, da necessidade de não deixar ninguém sem amparo. E,  muito menos, nesse momento de enfrentamento ao novo Coronavírus.

Compromisso – No “Hotel Albergue” serão executados os mesmos procedimentos aplicados nas unidades Municipais, com regras e normas a serem seguidas e respeitadas pelos acolhidos. Foi firmado um contrato de três meses, podendo ser prorrogado por mais três, no valor de R$ 80,00 a diária por abrigado, já inclusas todas as refeições. O objetivo dessa prestação de serviço é atender aos moradores de rua enquanto estivermos nesse momento de pandemia. “Se for necessário a ampliação de novas vagas, outras parcerias serão firmadas. O que o prefeito Emanuel Pinheiro quer é não deixar que ninguém fique desamparado nesse momento de crise e angústia de toda população, e essa é a nossa meta”, reforçou o secretário municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Wilton Coelho.

Para atender aos que forem acolhidos, foram contratadas 20 pessoas que irão trabalhar por escala, com plantões diurnos e noturnos. O processo de contratação está sendo executado pela Secretaria Municipal de Saúde.

“A Prefeitura de Cuiabá está realizando uma força tarefa de higienização de todas as Unidades. Os serviços estão sendo executados de segunda a domingo. Queremos manter Cuiabá no ranking das Capitais com menores índices de registros da doença e óbitos”, concluiu Pinheiro.

 

Por Prefeitura de Cuiabá

Foto Vicente Aquino