Cuiabá inova com utilização de ferramentas tecnológicas, TV aberta, e conteúdos alinhados à grade curricular

Neste sábado (25), alunos do Programa Bom de Bola, Bom de Escola da Prefeitura de Cuiabá começam a ter aulas pela tevê. A alternativa das vídeo aulas foi...

Neste sábado (25), alunos do Programa Bom de Bola, Bom de Escola da Prefeitura de Cuiabá começam a ter aulas pela tevê. A alternativa das vídeo aulas foi adotada pela Secretaria Municipal de Educação, após as medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus, determinadas pelo Município. Assim, junto com o  Instituto para o Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Esportivo e Social de Mato Grosso (IDEAES), executor do programa Bom de Bola, Bom de Escola,  a secretaria garante que as crianças e adolescentes tenham atividades mesmo estando em casa.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, disse que a transmissão das aulas via tv aberta – TV Mais, 17.1, afiliada da TV Cultura -, e de sua disponibilização em outras plataformas é mais uma etapa do conjunto de medidas adotadas pelo município, a fim de garantir o acesso dos aproximadamente 53 mil alunos da rede, às atividades pedagógicas.

“A transmissão das aulas via tevê e em outras plataformas, é um projeto que já vinha sendo desenhado pela secretaria, como apoio ao processo de aprendizagem. Com a pandemia acabamos utilizando essa ferramenta, para que nossos alunos possam acessar os conteúdos, em especial aqueles que tenham mais dificuldades em relação à internet. Além das aulas, programas como o Escola da Inteligência e o Bom de Bola, Bom de Escola, também contribuirão com conteúdos, auxiliando os pais e as crianças, a superarem as dificuldades provocadas pela necessidade do isolamento domiciliar”, disse Alex Vieira Passos.

Bom de Bola, Bom de Escola

O presidente do IDEAES, Mário Márcio Pécora disse que para garantir que os alunos não fiquem ociosos e não se distanciem do projeto, profissionais do programa buscaram a criatividade para gravar as aulas, oferecendo alternativas simples, com o uso de materiais existentes em casa.

“Nós estamos em um momento ímpar. O coronavíruis exigiu que buscássemos formas para garantir que as crianças fiquem em casa, mas com atividades. Pelas vídeo aulas, as crianças não vão se distanciar do programa e poderão se exercitar em casa, cumprindo o que o prefeito Emanuel Pinheiro tem determinado nos decretos municipais”, destacou Pécora.

Multiplataformas

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação iniciou a transmissão das vídeo aulas para os alunos da rede pública municipal pela TV Mais (Canal 17.1), filiada da TV Cultura em Cuiabá.

Na grade da programação, a primeira vídeo aula do Programa Bom de Bola, Bom de Escola vai ao ar neste sábado, às 8h50. Terá 10 minutos de duração e todo o conteúdo ficará disponível nas mídias digitais do programa.

As aulas poderão ser assistidas também nos canais por assinatura, NET Claro, canais 21 e 251 e SKY nos canais 160 e 302;  e ainda no canal do youtube Portal da Escola Cuiabana.

Por solicitação dos pais, também serão reexibidas durante a semana, em datas a serem informadas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá