Governo finaliza estrutura da Santa Casa para atender casos da Covid-19

Ampliação e reforma foi finalizada nesta quinta-feira (23) Além da Santa Casa, o Governo também está ampliando novos 210 leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, dezenas de...

Ampliação e reforma foi finalizada nesta quinta-feira (23)

Além da Santa Casa, o Governo também está ampliando novos 210 leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, dezenas de leitos nos hospitais regionais, além de abertura de leitos em parceria com os municípios – Foto Christiano Antonucci

O Governo do Estado finalizou nesta quinta-feira (23.04) a adequação na estrutura do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, de forma a atender os casos graves de pacientes contaminados pelo coronavírus.

As instalações foram reformadas, equipadas e já estão disponíveis para uso pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A readequação foi iniciada no final de março e ficou pronta em menos de um mês.

Christiano Antonucci

“Estes leitos fazem parte do plano de providências que o Governo do Estado tomou em todos os hospitais sob a nossa jurisdição.  Até o dia 4 de maio, teremos um total de 1273 leitos exclusivos na rede SUS. O Ministério da Saúde estipulou que Mato Grosso deveria ter cerca de 1 mil leitos para atender a contento. No nosso planejamento, somente pelo SUS, sem contar os leitos privados, estamos finalizando uma estrutura 25% maior”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O governador lembrou ainda que, além da Santa Casa, o Governo também está ampliando novos 210 leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, dezenas de leitos nos hospitais regionais, além de abertura de leitos em parceria com os municípios.

Christiano Antonucci

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a readequação nos leitos da Santa Casa representa um grande avanço no combate à pandemia.

“O Governo do Estado está fazendo a sua parte, preparando os ambientes hospitalares para receber os pacientes da Covid-19. Não é nossa vontade que haja pacientes, mas temos que montar a estrutura necessária. As instalações estão prontas para receber os pacientes, com toda a estrutura médica necessária”, afirmou.

Apesar de a Santa Casa não contar com nenhum paciente confirmado da Covid-19 no momento, toda a equipe médica foi devidamente treinada e capacitada para realizar os atendimentos, segundo relatou a diretora da unidade, Patrícia Neves.

Christiano Antonucci

“Os protocolos e equipamentos de proteção individuais estão todos sob controle. Temos equipes multiprofissionais, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, obedecendo todas as resoluções que preconiza o Ministério da Saúde”, assegurou.

Capacidade de atendimento

Conforme a relação entregue pelo Governo aos órgãos fiscalizadores, o Estado contará com 1.273 leitos, entre enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para os pacientes com coronavírus. Destes, 326 são leitos de UTI. Todos esses leitos estarão disponíveis, 100% para os pacientes da Covid-19, a partir do dia 4 de maio.

Dos leitos de UTI, 132 são da rede pública estadual ou foram contratados pelo Estado na iniciativa privada e hospitais filantrópicos.

A prefeitura de Cuiabá informou que irá dispor de 139 leitos de UTI. Sendo que 60 estão no Novo Pronto Socorro, 49 no prédio do antigo PS e 30 no Hospital São Benedito.

Os demais leitos serão disponibilizados pelo Hospital Universitário Júlio Müller (21) e pelas prefeituras de Barra do Garças (5), Juína (6), Rondonópolis (10) e Tangará da Serra (13).

Secom/MT