Por meio da EAD, alunos de Cuiabá estão desenvolvendo atividades educativas e mantendo contato com professores

Vídeos, SMS e áudios são alguns dos instrumentos utilizados para manter o processo de ensino aprendizado A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou...

Vídeos, SMS e áudios são alguns dos instrumentos utilizados para manter o processo de ensino aprendizado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou um conjunto de orientações destinadas as equipes gestoras e professores das unidades educacionais da rede pública municipal de Ensino, para o desenvolvimento de atividades EAD, durante o periodo de isolamento domiciliar que vai de 23 de março a 5 de abril, como prevenção à disseminação do Covid 19.

O @Portal da Escola Cuiabana traz sugestões de procedimentos, estratégias e processos que devem ser realizados para assegurar o direito à aprendizagem dos estudantes, matriculados no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além das atividades que foram encaminhadas de forma impressa, o manual traz sugestões para a utilização dos livros didáticos, livros de literatura e outros materiais para leitura além de questões práticas como elaboração de atividades diárias, cronograma de envio das tarefas, intervenções pedagógicas por meio de vídeos e orientações para os pais, de acordo com a faixa etária dos estudantes.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, disse que neste momento, é importante para professores e alunos, manterem a aproximação e que cada unidade educacional está trabalhando para atender de forma positiva, às necessidades da comunidade onde está inserida. “É fundamental que seja estabelecida uma rotina de atividades diárias e que seja mantida a relação entre professores e estudantes  por meio de postagens das atividades do dia e  se colocando à disposição para tirar dúvidas. A intenção da gestão Emanuel Pinheiro é que nesses quinze dias o aluno se sinta acolhido e motivado para o processo de ensino aprendizagem”, destacou lembrando que a Secretaria Municipal de Educação está junto aos profissionais, pais e alunos, fortalecendo esse laço e em busca de uma educação  humanizada e de resultados positivos.

Para auxiliar os professores no desenvolvimento das atividades diárias foram montados 2.000 grupos de whatsapp e, todos os dias, às 9 horas e às 14 horas, os professores lembram os seus alunos as tarefas do dia.

Alex Vieira Passos lembrou também que os alunos que não tem acesso à internet em casa estão recebendo por SMS as instruções diárias e atividades em PDF.

Confira anexo as orientações do @Portal da Escola Cuiabana

Medidas

A Prefeitura de Cuiabá, pautada no cuidado com à população, vem adotando uma série de medidas drásticas para evitar que a propagação da infecção se alastre na capital, uma das medidas foi a criação de um comitê de enfrentamento ao Covid 19, suspensão das aulas na rede municipal, fechamento do comércio (à exceção de estabelecimentos citados no Decreto 7.851/2020), a proibição do corte de fornecimento de água por 60 dias, suspensão das atividades em grupo nos CRAS e CREAS, limitação do Restaurante Popular a 50 pessoas por vez, suspensão do passe livre e da tarifa social de 23/03 a 05/04, suspensão do transporte público, higienização dos ônibus no ponto final de cada linha e disponibilização de álcool em gel nos terminais e estações, fechamento de feiras e ainda a determinação para execução do home office para os servidores públicos, excetuando-se os profissionais da Saúde.

Por Prefeitura de Cuiabá