Menino com Down aprende Libras para falar com surdos no Instagram

Quem poderia imaginar um menino de 9 anos com Down preocupado em aprender Libras – a Língua Brasileira de Sinais – para se comunicar com deficientes auditivos? Este...

Quem poderia imaginar um menino de 9 anos com Down preocupado em aprender Libras – a Língua Brasileira de Sinais – para se comunicar com deficientes auditivos?

Este é o Arizinho, um influenciador brasileiro de Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte, que já tem 17 mil seguidores no Instagram. Esta semana ele postou o primeiro vídeo falando o nome dele em Libras e comemorou! “Gente, eu tô muito feliz, sabe por que? Eu aprendi meu nome em Libras”, diz na abertura e em seguida soletra com as mãos. Filho de comerciantes, Arioston Filho completa 10 anos dia 25 de fevereiro. Ele está no 5º ano e estuda em escola de ensino regular.

Inclusão

Mesmo sendo tão jovem, Arizinho já tem a consciência da inclusão.

“Arizinho tem muito conhecimento, inclusive sobre a Síndrome de Down. Ele fala o que é ser Down, palestramos isso juntos, falamos sobre esse olhar de inclusão”, contou o cunhado dele, Itamar Diniz Jr., em entrevista ao SóNotíciaBoa.

A ideia de gravar vídeos partiu de uma indagação do menino.

“Tudo começou há um ano, quando ele me perguntou por que não existia um YouTuber com Síndrome de Down. E minha resposta foi, você será o primeiro. Mas o Instagram foi o que mais cresceu”, disse Itamar.

Os vídeos dele são produzidos pela irmã do garoto, a psicóloga Loyse Brito e o cunhado Itamar, que é professor universitário.

“Ele passa os finais de semana comigo e com a irmã em Natal, onde produzimos o conteúdo dele para o Instagram”, contou Itamar.

Libras

Este ano o menino começou a estudar Libras para falar com outros públicos também.

‘Está conhecendo as letras do alfabeto e montando as primeiras palavras na Língua de Sinais. Estamos radiantes por seu aprendizado”, comemorou o cunhado .

“A Síndrome de Down não o impede a fazer nada. Arizinho grava vários vídeos e mostra que é capaz de fazer tudo que quiser independentemente de suas limitações”, afirmou.

Sucesso

Além de internautas anônimos, Arizinho também tem conquistado famosos no Instagram com vídeos engraçados,  nos quais o garotinho imita e faz paródias de filmes e séries. Ele tem uma veia cômica inquestionável.

“Arizinho já fez vários vídeos repostados por Matheus NachtergaeleTirulipa e Paulo Gustavo”, contou o cunhado.

Turma da Mônica

Um dos sonhos do Arizinho é conhecer a Turma da Mônica, de Maurício de Sousa.E ele vai realizar neste Carnaval. A família vai viajar para São Paulo e levar o menino ao Parque da Mônica, informou Itamar.

Fonte: Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Assista ao 1º vídeo dele em Libras: https://youtu.be/OLNeuzR1qWE