Curso ajuda a transformar projetos em negócios

Muitos empreendedores aproveitam o início do ano para abrir um novo negócio ou refazer o modelo de negócio de empresa já em funcionamento visando um melhor posicionamento de...

Muitos empreendedores aproveitam o início do ano para abrir um novo negócio ou refazer o modelo de negócio de empresa já em funcionamento visando um melhor posicionamento de mercado e o consequente crescimento. Para esse público que não se acomoda na zona de conforto ou que quer fazer de uma ideia um negócio, o Sebrae promove o curso Bootcamp – empreendedorismo em ação, cuja primeira turma de 2020 será de 20 a 25 de janeiro, das 18h às 22h e no sábado das 08 às 12h, no Sebraelab, na Sede do Sebrae em Cuiabá (avenida Historiador Rubens de Mendonça, 3.999 – CPA).

Bootcamp, cujo nome tem origem nos Estados Unidos da América e refere-se aos nos treinamentos militares de alta intensidade, é um programa de ensino imersivo que foca nas habilidades mais relevantes sobre uma determinada área. O modelo pode ser aplicado em várias esferas e trabalha com atividades intensas utilizando a lógica do “aprender fazendo”.

É um curso dinâmico, que possui o foco na aprendizagem prática. São utilizadas ferramentas e técnicas para auxiliar na criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios, tudo para tirar a sua ideia do papel ou para inovar o mercado.

O analista técnico do Sebrae MT, Juliano Duarte, um dos facilitadores do Bootcamp, ressalta que as ferramentas do curso podem ser usadas para testar desde novos modelos de negócios até um novo layout, uma promoção diferente, uma nova parceria. “São utilizadas ferramentas já existentes, mas estruturadas numa sequência. No Bootcamp há uma trilha a ser seguida e a pessoa chega às próprias conclusões”.

Ele lembra que as mudanças que ocorrem no mundo impactam também os negócios. “Preço não é mais o atributo principal de um produto ou serviço, hoje as pessoas querem uma experiência e não se importam de pagar mais por ela”, constata, lembrando que os empresários e empreendedores precisam estar antenados com tudo que está acontecendo.

É o que está fazendo Jaqueline Cristiane de Assunção, 34 anos, com sua empresa a Exclusive by Jaq. Ela comercializa confecção, joias, tênis e muitos outros artigos, usando das redes sociais. Diz que tem uma clientela grande, mas se prepara para mudar o posicionamento. “Quero vender em grande quantidade (escala) com uma margem de lucro menor”, revela, acrescentando que a mudança deve acontecer na segunda quinzena de fevereiro.

Sobre o Bootcamp, que fez em 2018, ela diz que abriu sua mente. “Adquiri um conhecimento grande e passei a vislumbrar a possibilidade de crescimento do meu negócio”, revela, destacando que é preciso muita dedicação e buscar conhecimento 24 horas, todos os dias.

Desde que começou a ser ministrado,  já foram 10 turmas em Cuiabá e no interior, com 181 participantes.

A jornalista e empresária Camila Bini, da Dialog Assessoria de Comunicação, fez o curso em janeiro de 2019 e destaca os exercícios práticos, possíveis de serem aplicados imediatamente. “Ouvir as ideias, dificuldades e soluções dos colegas da turma também é muito positivo. Ajuda a gente a rever conceitos e a repensar o cotidiano da empresa”, aponta.

Segundo ela, a própria participação no curso já fazia parte de um movimento em direção da reestruturação da Dialog, que completa 14 anos em 2020. Ela confessa que estava bem desanimada com seu mercado de atuação. “Em um dos exercícios, em que somos provocados a encontrarmos ou (no meu caso) a revermos o nosso propósito, ficou claro para mim que eu ainda não tinha esgotado as possibilidades de unir entregas profissionais de qualidade, satisfação pessoal e remuneração adequada”.

A partir do curso iniciou uma série de pequenas correções, desde o relacionamento com a empresa de contabilidade, ao redesenho dos serviços ofertados. “A principal mudança foi identificar uma série de oportunidades no meu próprio segmento para as quais eu ainda não tinha olhos. A principal ‘consequência’ positiva do Bootcamp foi o lançamento dos Cursos Livres de comunicação da Dialog, no final de 2019. Pude testar formato, ouvir participantes e adequar conteúdos. O resultado comercial superou as metas que tínhamos. Ampliamos visibilidade, fechamos as turmas e o que para nós é o mais importante, qualificamos a imagem da Dialog como uma parceira tanto do empresário/gestor/líder como dos profissionais de comunicação”, conta.

O curso aborda temas que levam o empreendedor a atuar de forma mais inteligente e segura. Entre os pontos estão mindset empreendedor; cliente e mercado; problema e solução; prototipagem e mínimo produto viável; canais, vendas e modelos financeiros; lean canvas, storytelling e pitch.

Com uma carga horária de 24h, o curso tem vagas limitadas e o valor do investimento é de R$ 270,00. As inscrições podem ser feitas até a manhã do dia 20/01, pelo telefone 0800 570 0800, pelo site do Sebrae-MT ou presencialmente no atendimento do Sebrae.

Por Assessoria