Complexo Arena Pantanal: de parque natalino a palco dos esportes, cultura e lazer

Em 2019, competições internacionais e nacionais, como a Liga das Nações e Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, propiciaram vivências com o que há de melhor no voleibol...

Em 2019, competições internacionais e nacionais, como a Liga das Nações e Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, propiciaram vivências com o que há de melhor no voleibol mundial. A Arena Encantada encerra com chave de ouro a programação do espaço
Palco de grandes eventos esportivos e culturais, o Complexo Arena Pantanal oportunizou experiências de muita emoção à população mato-grossense em 2019. Seja no ginásio, no estádio ou no entorno, o espaço gerido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) garantiu desde sentimentos de envolvimento nas competições esportivas ao encantamento pela celebração natalina.

“Nós temos hoje o maior complexo esportivo, cultural e de lazer de Mato Grosso e um dos maiores do país. Além da Arena Pantanal e seu entorno, que tem recebido atividades tanto do futebol como eventos culturais, o ginásio Aecim Tocantins, a área de estacionamento, a piscina olímpica e o Palácio das Artes Marciais, formam o maior complexo imobiliário do Estado. E conseguimos aproveitar bem esses espaços, oferecendo à população diversas ações e grandes eventos ao longo do ano”, relata o titular da Secel, Allan Kardec.

Liga das Nações de VoleibolLiga das Nações 2019 Créditos: Ahmad Jarrah | Secel  Partida da seleção brasileira na Liga das Nações – Foto por: Ahmad Jarrah

Já no primeiro semestre, o ginásio Aecim Tocantins recebeu uma competição de nível internacional. De 21 a 23 de junho, as seleções masculinas do Brasil, Bulgária, Alemanha e Rússia disputaram no ginásio uma etapa classificatória da Liga das Nações de Voleibol.

O evento mobilizou apaixonados pelo esporte de todo o Estado e de outras partes do país, movimentando setores econômicos da capital. Com celebrações e performances à parte, a torcida se envolveu e festejou cada ponto conquistado por ace, disputas simples ou mega rally. Por jogar em casa, a seleção brasileira foi a mais beneficiada e venceu a etapa, incentivada pelo tom vibrante que vinha das cadeiras e arquibancadas praticamente lotadas nos três dias de competição.

A realização da etapa brasileira da Liga das Nações na capital mato-grossense teve o apoio da Secel, com recursos oriundos do Fundo do Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado, ligado à receita da loteria esportiva e com a disponibilização do Ginásio Aecim Tocantins. O equipamento esportivo passou por uma série de serviços e reparos para atender as exigências de uma competição de nível internacional, viabilizando perfeitas condições da parte funcional que ficaram como legado à sociedade.

Circuito Brasileiro Open de Vôlei de PraiaCircuito Brasileiro de Vôlei de Praia em Cuiabá  Créditos: João Felipe | Secel

Disputa feminina no Circuito de Vôlei de Praia em Cuiabá – Foto por: João Felipe

Em outubro, um outro grande evento esportivo movimentou o Complexo Arena Pantanal, desta vez foi o estacionamento do Ginásio Aecim Tocantins, que recebeu o Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia. Durante cinco dias, a torcida mato-grossense pode acompanhar de perto as partidas entre as melhores duplas de vôlei de praia do país, além de mostrar sua receptividade e paixão pelo esporte.

Com entrada franca em todos os dias, o evento aconteceu de 23 a 27 de outubro em estrutura montada no local com quatro quadras de areia, iluminação, gradis, banheiros químicos e arquibancadas para cerca de 1300 pessoas.

As duplas classificadas aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), foram campeãs da etapa realizada na capital mato-grossense.

Maior competição de vôlei de praia do país, o Circuito Brasileiro contou também com a participação de outros medalhistas olímpicos, como Bárbara Seixas (RJ), Juliana (CE) e Ricardo (BA), além do campeão mundial André Stein (ES) e dos medalhistas pan-americanos Ângela (DF), Carol Horta (CE) e Vitor Felipe (PB) e vários atletas revelação da nova geração.

Esporte e cultura no Ginásio Aecim TocantinsJúnior Martins/ Super Copa Brasil de Tênis de Mesa – Foto por: Júnior Martins

Durante todo o ano, o Aecim Tocantins foi palco de várias competições estaduais, nacionais e internacionais realizadas pelas federações esportivas mato-grossenses.

No primeiro semestre, os principais eventos sediados pelo ginásio foram a Copa Centro América de Futsal e a primeira etapa do Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso, que contou com mais de 800 atletas de 31 municípios inscritos.

Em agosto, o ginásio sediou disputas de modalidades individiduais Jogos Universitários Mato-grossenses (JUM’S 2019), competição reúne todas as instituições de ensino superior do Estado e classifica as equipes para os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s). No mesmo mês, equipes de todo o Estado disputaram o Torneio de Basquetebol Máster na quadra no espaço.

Só no mês de setembro, as programações no ginásio contaram com Campeonato Brasileiro de Karate-Dô Tradicional, torneio Cuiabá Open de Basquete Máster, com participação de equipes da região Norte e Centro Oeste, e ainda a quarta etapa da Super Copa Brasil de Tênis de Mesa – evento que reuniu representantes de 15 Estados brasileiros.

Ainda em setembro, Cuiabá recebeu pela primeira vez na história o Campeonato Abu Dhabi internacional Jiu-Jitsu Pro. O evento de porte mundial foi realizado no ginásio, com a participação de lutadores de Jiu Jitsu do Estado e do país em busca de pontuação para o ranking mundial da Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP), Federação internacional que organiza competições nos seis continentes.

Já em outubro, o destaque na agenda do ginásio foi o Campeonato de Cheerleaders e baterias universitárias de Mato Grosso. A terceira Regional Mato Grosso de Crossfit, a Copa de Handebol e o 10º Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 masculino foram os destaques da programação nos últimos meses do ano.

Na área cultural, um importante evento marcou a programação no ginásio. O Grupo Corpo, uma das mais renomadas companhias de dança do Brasil e do mundo, fez uma apresentação única marcando o lançamento do Festival Energisa Cuiabá 300 anos.

Arena multiusoPrimeiro jogo da final Copa Verde na Arena Pantanal – por: AssCom Dourado

Na Arena Pantanal, competições locais e nacionais do futebol profissional possibilitaram momentos de vibração, nervosismo e, claro, de lazer, para a população. Disputas do campeonato mato-grossense, Copa FMF, campeonato brasileiro feminino, Copa Verde, Copa do Brasil e série B do Brasileirão movimentaram a programação do estádio ao longo do ano.

Com aproveitamentos muitas vezes simultâneos de seu entorno e dos demais espaços internos, a Arena Pantanal se consolidou como espaço multiuso. Uma variedade de atividades esportivas, culturais e de utilidade pública – de festas open bar a mutirões fiscais – efetivou formas e oportunidades para tornar o espaço mais utilizado pela sociedade.

Arena Encantada

E para coroar o ano, um espetacular parque natalino com 4 mil m² de estrutura foi montada no complexo esportivo, a Arena Encantada. Até o dia 05 de janeiro, a população poderá vivenciar o espírito natalino em um circuito com instalações interativas, cenários e ambientes que recriam a história da mais emocionante festa cristã.

Christiano Antonucci/ Foto por: Christiano Antonucci

A Arena Encantada está instalada ao redor do campo, no piso sintético das laterais, atrás das traves e nos túneis de acesso aos vestiários, de maneira a preservar o gramado, que está inacessível. O circuito de atrações conta com a Casa do Papai Noel, Presépio, Floresta Encantada, Vila dos Doces e Vila das Fadas e Duendes. No entorno da Arena Pantanal, o público ainda pode desfrutar de uma infraestrutura gastronômica completa, na praça de alimentação.

A visitação é aberta de domingo a domingo, das 18h às 23h, e a entrada é um quilo de alimento não perecível por família. Os alimentos sugeridos são arroz, feijão, açúcar, café, macarrão, óleo, leite longa vida e panetone.

“Com a Arena Encantada, a ocupação multiuso do espaço fecha com chave de ouro. Para os próximos anos, vamos trazer ainda mais atrativos para todo o Complexo Arena Pantanal. Já programamos Liga das Nações de Vôlei Feminino e a ampliação do projeto Caminhos da Cultura, incluindo nele o Caminhos do Esporte, trazendo alunos para conhecer o estádio durante jogos do campeonato mato-grossense série A. E, em breve, o espaço será reestruturado, recebendo cercamento, guaritas de entrada e saída, restaurante e a vinda do décimo Batalhão da Polícia Militar. Haverá também melhorias da infraestrutura da piscina olímpica e da praça de vôlei de praia. Muitas parcerias virão e a expectativa é que espaço  atraia mais eventos se torne o maior complexo de lazer do país”, conclui com entusiasmo o secretário Allan Kardec.

Por: Governo de Mato Grosso