Médico permite que pacientes paguem cirurgias com trabalho voluntário

Sensibilizado pelas enormes dívidas médicas dos pacientes de um hospital em Nebraska (EUA), um cirurgião fez parceria com várias instituições de caridade permitindo que seus pacientes paguem pelas...

Sensibilizado pelas enormes dívidas médicas dos pacientes de um hospital em Nebraska (EUA), um cirurgião fez parceria com várias instituições de caridade permitindo que seus pacientes paguem pelas cirurgias com trabalho voluntário.

Demetrio Aguila III é o mentor da clínica cirúrgica Healing Hands of Nebraska, que faz cirurgias reconstrutivas e reparadoras nos nervos. Ele diz que ficou cansado de ver as famílias americanas sofrerem com a alta carga de despesas médicas.

Assim, ele lançou o programa M25, que permite que os pacientes selecionem uma organização sem fins lucrativos de sua preferência na lista de entidades participantes. Demetrio então determina uma certa quantidade de horas de trabalho voluntário para o paciente pagar pela cirurgia.

pacientes pagam dívidas trabalho voluntario

“Eliminamos muitos problemas administrativos associados à assistência médica”, disse o cirurgião em entrevista a um jornal local. “Reduzimos também o custo da assistência médica. Tornamos justo para todos os envolvidos. Ninguém perde. Essa é essência do programa M25.”

Há dois meses, Jeffrey Jensen se tornou o primeiro paciente a participar do programa. Ele recebeu 560 horas de trabalho voluntário em troca de uma cirurgia para corrigir a dormência e uma série de danos nos nervos da perna.

Apesar da quantidade de horas parecer pesada, os pacientes são incentivados a recrutar amigos e familiares para ajudá-los a cumprir o voluntariado mais rápido.

Desde que começou o trabalho voluntário, Jensen afirma que isso tem o ajudado a mudar positivamente sua vida. “O programa M25 não é sobre dinheiro – é sobre como se as pessoas se reúnem para ajudar outras pessoas; ao mesmo tempo, a comunidade, unida, prospera”, disse.

Demetrio espera agora que o programa inspire outros médicos a lançarem iniciativas semelhantes.

“Gostaria de inspirar outros médicos e outros profissionais a darem esperança para outras pessoas”, disse. “Um pouco de esperança pode mudar completamente a vida de outra pessoa.”

Fonte: RPA com GNN/Fotos: Reprodução