Aluna da EMEB Abdala José vence concurso “Aluno-Vereador” da Câmara Municipal

A proposta vencedora dá origem ao Programa ‘Câmara na Escola’ que vai aproximar vereadores, escolas e alunos para debaterem sobre o seu papel na sociedade   A aluna...

A proposta vencedora dá origem ao Programa ‘Câmara na Escola’ que vai aproximar vereadores, escolas e alunos para debaterem sobre o seu papel na sociedade

 

A aluna do 6° ano da Escola Municipal Educação Básica – EMEB “Abdala José de Almeida”, Safiri Barros de Souza, foi a vencedora da categoria ensino fundamental do Programa Estudantil Aluno-Vereador, promovido pela Câmara Municipal de Várzea Grande. Na categoria ensino médio, a proposta da estudante do 2° ano da Escola Estadual Júlio Muller, Linda Inara dos Santos, foi a vencedora.

Em sua proposta, a aluna da EMEB Abdala, Safiri de Souza, defendeu que cada vereador do município adote uma escola, para mostrar e debater com os alunos qual é o seu papel dentro da sociedade. A proposta apresentada se transformou no Projeto de Resolução nº 15/2019 de autoria da Mesa Diretora, criando o Programa ‘Câmara na Escola’ para aproximar mais o parlamento dos alunos várzea-grandenses. Aprovado por votação unanime, será promulgado pelo presidente da Casa.

Já Linda Inara propôs que seja criado o Conselho Municipal da Juventude. Para isso, a Mesa Diretora em conjunto com a Procuradoria do Município propôs o Projeto de Lei nº 182/2019. Também aprovado por unanimidade, a proposta segue para sanção do Poder Executivo.

De acordo com o presidente do legislativo várzea-grandense e idealizador da ação, vereador Fabio José Tardin (DEM), o programa tem o objetivo de estimular professores e alunos na elaboração de propostas de leis que venham colaborar para a melhoria da vida das pessoas e do dia a dia da cidade de Várzea Grande. “Essas jovens podem ser as nossas representantes aqui na Câmara Municipal. O Programa ‘Aluno-Vereador’ foi um sucesso, levando a Casa de Leis nas escolas, mobilizando estudantes, professores e gestores. Para o ano que vem temos a certeza que a participação será ainda melhor”, declarou Tardin.

O presidente do Sicoob Integração e parceiro do Programa ‘Aluno-Vereador’, Maurício Nantes, elogiou a iniciativa da Câmara Municipal e entregou a premiação aos vencedores. “Estou muito feliz de participar deste momento. O Sicoob tem apoiado a juventude, principalmente na área educacional. Atualmente estamos com um programa de educação financeira, que está sendo feito em universidades. Agora iremos expandir para as escolas e com isto, criar e estreitar laços que é fundamental no nosso trabalho”, disse.

A sub-secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Benedita Santana Ponce, destacou a importância dos projetos. “São propostas importantes e mostram o interesse desses jovens na política local. Uma de participação da juventude nas políticas públicas por meio de um Conselho e outra que leva os vereadores para a escola com a missão de mostrar seu trabalho, discutindo política e melhorias para a sua comunidade”, afirmou a sub- secretária.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG