Alunos da MT Escola de Teatro terão seus trabalhos publicados na revista Pixé de Literatura

  Foi anunciado na manhã do último sábado (30), no Palácio da Instrução, o resultado do Prêmio Pixé de Literatura, organizado pela Editora Carlini e Caniato, juntamente com...

 

Foi anunciado na manhã do último sábado (30), no Palácio da Instrução, o resultado do Prêmio Pixé de Literatura, organizado pela Editora Carlini e Caniato, juntamente com a Revista Literária Pixé, que tem como objetivo dar visibilidade aos novos talentos da literatura mato-grossense. Entre os classificados no concurso estão o aluno da MT Escola de Teatro, Túlio Paniago e a ex-aluna, Bruna Ferreira.

Os seis primeiros colocados nas categorias prosa e poesia dividiram o prêmio de R$ 6 mil reais. A iniciativa irá possibilitar a revisão e edição de textos que serão reunidos em um livro, a ser lançado no site oficial da revista.

Com o poema Alfenol, Sol, nome artístico de Bruna, conquistou o 2º lugar na categoria poema. Já Túlio, aluno de dramaturgia da MT escola ficou entre os 10 primeiros colocados com a prosa A Língua do Liquidificador.

Foram, ao todo, 150 inscritos, atingindo 30 cidades de Mato Grosso, inclusive aldeias indígenas. “Recebemos os textos com muita alegria, mas sem nenhuma surpresa, pois sabemos que existe muita gente boa escrevendo, só falta oportunidade para se revelar. Por isso, nosso sentimento é de felicidade em poder oportunizar aos outros e por termos condições de fazer, ao lado do poder público. Então, a sensação em receber esse resultado é a melhor possível, a título de prazer e da descoberta de colegas que também escrevem”, descreve o advogado, cronista e escritor, Eduardo Mahon, idealizador da Revista Pixé.

A MT Escola de Teatro reconhece o enorme talento desses artistas. “Estamos superfelizes e orgulhosos desses novos talentos que terão seus trabalhos publicados na Revista Pixé de Literatura”, declara o diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira.

Mahon ressalta que, com o desdobramento da ação, a prefeitura da cidade de Juína (730km de Cuiabá) sancionou uma lei garantindo a aquisição de obras de autores mato-grossenses. “Isso é inédito no nosso estado. Como política pública, é uma grande conquista”, destaca o escritor.

Ele também revela que o próximo prêmio já tem data marcada e seve ser lançado em março de 2020, com revelação dos vencedores para o segundo semestre do ano que vem.

Sol, ou Bruna Ferreira, nasceu em Cuiabá e atualmente mora em Várzea Grande. Ela tem 21 anos e é formada em Teatro com ênfase em atuação pela UNEMAT, alé, de ser graduanda de Letras – Português e Literatura pela UFMT. Fez intercâmbio interestadual e residiu em São Paulo para estudar na SP Escola de Teatro. Poeta e pintora, faz parte da Coletiva Slam do Capim Xeroso.

Sobre a MT Escola

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, a Associação dos Artistas Amigos da Praça e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

 

Por Assessoria