Uruguai: 22% de desconto em restaurantes e aluguel de carros pagando no cartão

Renovado o desconto de 22% no Uruguai Boa notícia: o desconto para turistas estrangeiros no Uruguai foi prorrogado para até 30 de abril de 2020. (Veja ano site do turismo do...

Renovado o desconto de 22% no Uruguai

Boa notícia: o desconto para turistas estrangeiros no Uruguai foi prorrogado para até 30 de abril de 2020. (Veja ano site do turismo do Uruguai.)

Nesse período, contas de restaurante e locação de carros pagas com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago) terão um desconto de 22%, relativos ao estorno de IVA (o ICMS deles).

22% de desconto em restaurantes e locadoras

Uruguai desconto IVA restaurantes

As contas nos restaurantes e locadoras vêm com IVA incluído. Na hora do pagamento, porém, a maquininha reconhece quando o cartão é internacional e aplica o desconto, que vem então discriminado no recibo final.

No caso de locação de carros, o desconto só vale para locações pagas no Uruguai. Locações pré-pagas fora do Uruguai não recebem a devolução porque a cobrança não é efetuada numa maquininha uruguaia.

Isenção de IVA em hotéis

Uruguai desconto IVA hotéis

Nos hotéis não há devolução: há isenção.

Isso significa que, ao contrário do que acontece nos restaurantes, a sua conta não vem com IVA incluído. Se você for estrangeiro e estiver há menos de 60 dias no Uruguai, não terá o IVA acrescentado. Para isso, o hotel vai conferir, no check-in, o carimbo de entrada do seu passaporte ou a data de entrada na sua papeleta de imigração (se você tiver viajado com RG).

No caso dos hotéis, a isenção vale para pagamento por qualquer meio, incluindo dinheiro vivo. Alguns hotéis aceitarão, além de pesos uruguaios, também dólares ou reais, a um câmbio arbitrado pelo próprio hotel.

Por isso, não há problema em pré-pagar hospedagem antes de viajar: o IVA não está previamente incluído na diária em sites como o Booking.

(Caso você perca a papeleta de entrada ou já esteja no Uruguai há mais de 60 dias, no entanto, o IVA de 10% será acrescentado à conta.)

Outros descontos de IVA na América do Sul

Colômbia isenção IVA

San Andrés, Colômbia

Dos grandes destinos turísticos da América do Sul, só o Brasil não oferece desconto de imposto de hospedagem a visitantes estrangeiros.

Veja o quanto você economiza na hospedagem em países da América do Sul:

Uruguai: 10% (qualquer meio de pagamento)

Argentina: 21% (apenas para pagamento com cartão internacional)

Chile: 19% (pagamento em cartão internacional ou dólar vivo)

Peru: 18% (qualquer meio de pagamento)

Colômbia: 19% (válido apenas para viajantes a lazer; qualquer meio de pagamento

Mas note que, de todos esses países, só o Uruguai devolve o IVA também em restaurantes e locadoras de carros.

Por Viaje Na Viagem

Foto Pixabay