Doenças ocupacionais são uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil

Adote as dicas da SBOT-MT e trabalhe com mais segurança Nos últimos dez anos, a dorsalgia (nome técnico para dor nas costas) tem liderado a lista de doenças...

Adote as dicas da SBOT-MT e trabalhe com mais segurança

Nos últimos dez anos, a dorsalgia (nome técnico para dor nas costas) tem liderado a lista de doenças mais frequentes entre os auxílios-doença concedidos pelo INSS. De acordo com o Ministério da Previdência Social, em 2017, foi a doença que mais afastou os brasileiros dos postos de trabalho, com 83,8 mil casos.

O uso incorreto prolongado de teclado e mouse e estações de trabalho inadequadas podem levar a dores nos músculos e nervos, ocasionar lesões e desencadear doenças. Trabalhar intensamente no computador sem alternância, pausas para descanso e mudanças de postura também é prejudicial.

Para o médico ortopedista e presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Mato Grosso (SBOT-MT), Renam Bumlai, a prevenção é uma ótima medida a ser tomada quando se trata de doenças ocupacionais. “Antes de tudo é necessário verificar o histórico do paciente. Porém, estar atento à postura no trabalho é uma precaução”, explica.

A SBOT tem uma campanha permanente relacionada às doenças ocupacionais e orienta o trabalhador a sempre procurar um médico, se começar a apresentar dores lombares e/ou nas articulações.

“Algumas atitudes no ambiente de trabalho podem ajudar a amenizar as lesões. Por exemplo, apoiar os pés no chão ou em um suporte apropriado auxilia a reduzir a pressão sobre as costas, assim como a postura correta frente ao computador”, recomenda o presidente.

Outras dicas são: usar cadeiras com encosto apropriado e manter uma postura adequada ao usar o teclado. Os pulsos devem ficar em posição reta ao digitar, ao usar algum dispositivo de apontamento ou calculadora. Se possível, faça pausas de dois minutos a cada 15 ou 20 minutos de trabalho, e de cinco minutos a cada hora.

Também é importante manter o dorso ereto, os pés apoiados e ângulos dos joelhos maiores que 90º, mesa firme e ajustada; monitor e teclados em frente ao operador, suporte de teclado ajustável, ângulo de cotovelos maior que 90º e punhos retos, braços junto ao corpo.

O presidente finaliza dizendo que o estilo de vida também é importante para saúde do trabalhador. “Exercícios aeróbicos ajudam a manter a forma física, aumentar a resistência cardiovascular e diminuir a tensão dos usuários de computadores”.

Por Assessoria