60 cidades participam do ‘Dia Nacional da Coleta de Alimentos’ neste sábado (9)

Durante um dia inteiro, milhares de voluntários e mercados se mobilizam para coletar alimentos que serão distribuídos para entidades sociais e famílias de baixa renda. Olha que ação...

Durante um dia inteiro, milhares de voluntários e mercados se mobilizam para coletar alimentos que serão distribuídos para entidades sociais e famílias de baixa renda.

Olha que ação incrível! Neste sábado (09), milhares de voluntários e mercados de todo o Brasil, participarão do “Dia Nacional da Coleta de Alimentos”. Os alimentos arrecadados serão distribuídos para entidades sociais e famílias de baixa renda.

Como funciona? É simples, acessando o site da ação, você verifica se a sua cidade participa e já se inscreve como voluntário de algum ponto de arrecadação. Só clicar aqui.

Os voluntários se concentram na entrada de um supermercado parceiro e convidam os clientes a doarem alimentos não perecíveis. 

A iniciativa tem origem italiana. Foi criada pela Companhia das Obras da Itália no ano da sua fundação, há 33 anos. No Brasil, é realizada há 11 anos pela ONG Companha das Obras (Cdo).

“Na Itália, a tradição desse dia já é tão forte que as pessoas vão ao mercado com o objetivo de doar. Desde a minha segunda participação eu fico o dia inteiro. Não cansa”, contou a voluntária Flávia Bezerra, de São Paulo.

Os alimentos arrecadados vão para o Banco de Alimentos da cidade (que promovem a segurança alimentar de famílias e indivíduos assistidos por entidades sociais do município) ou para a organização cadastrada e responsável pela distribuição deles à famílias e entidades.

“A coisa é surpreendentemente organizada. Horas depois do recolhimento, já temos o resultado. Juro, é maravilhoso”, disse.

Em prol do próximo

A Flávia contou que quando foi conhecer a ação, descobriu que o abrigo onde adotou a sua filha recebia essa ajuda. Mesmo sendo ateia, ela nuca viu isso como um empecilho para participar de um movimento que surgiu de um grupo católico.

“É maravilhoso ver as pessoas chegarem com as doações, sejam de que tamanho forem. Cada latinha ajuda. E as pessoas nos agradecem”, contou.

Foto: Reprodução/Facebook Coleta De Alimentos Brasil

Flávia conheceu o Dia da Nacional da Coleta de Alimentos pela sua vizinha Mônica Maria Chiquetto do Lago, uma das organizadoras do movimento no bairro.

“Em nenhuma hipótese aceitamos qualquer valor em dinheiro, só recebemos alimentos não perecíveis. O Mercado Violeta, onde atuamos desde 2015, virou um parceiro muito importante”, conta Mônica.

Então, pessoal, não se esqueça, neste sábado, 9 de novembro, acontece o Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Veja se a sua cidade participa e se inscreva como voluntário, clicando aqui.

Educação, esporte e arte são fundamentais para a inclusão social de grupos vulneráveis, concorda? Conheça então três projetos que defendem essas causas, escolha a sua favorita, apoie e concorra a um super prêmio de R$ 1 milhão da promoção “Ganhou, Causou”, da Nestlé. Clique aqui e saiba como participar!

Fonte: RPA