Festival Tudo Sobre Mulheres promove debate sobre gênero e atuação da mulher no audiovisual brasileiro

Evento foi encerrado nesta quinta-feira (31.10), no Cine Teatro Cuiabá, e contou com mostra de filmes, debates, capacitações e apresentações artísticas. Mais que um festival de cinema feminino...

Evento foi encerrado nesta quinta-feira (31.10), no Cine Teatro Cuiabá, e contou com mostra de filmes, debates, capacitações e apresentações artísticas.

Mais que um festival de cinema feminino que promove a visibilidade e valorização das mulheres do audiovisual brasileiro, o ‘Tudo Sobre Mulheres’ se consolida a cada ano como um espaço para o debate e reflexões sobre gênero, o protagonismo e o empoderamento feminino na sociedade. Nesta 7ª edição, além da mostra competitiva com 31 filmes, o evento encantou o público com apresentações artísticas, lançamento de livros, e rodas de conversa sobre o papel e a condição atual da mulher nas artes e na política.

“Estou muito feliz, foram meses de trabalho e tudo que planejamos aconteceu. Tivemos sucesso de público e participação nos debates e oficinas, e, acima de tudo, conseguimos promover importantes reflexões sobre as várias temáticas acerca do universo feminino”, destacou a realizadora do Festival Tudo Sobre Mulheres, Danielle Bertolini.

Em um primeiro momento, o festival ofereceu capacitações sobre cinema de guerrilha e crítica cinematográfica, além de oficina de oratória e a representação da mulher no cinema brasileiro. Como já é tradição, o evento homenageou uma mulher brasileira, dessa vez a produtora executiva e ex-diretora da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Débora Ivanov, com exibições de filmes produzidos por ela: “Querô”, “Que Horas Ela Volta?”, “Chega de Saudade”, “O Lobo Atrás da Porta”.

Nas rodas de conversa, o debate ficou concentrado nos temas Protagonismo Feminino nas Artes, Gordofobia na Mídia Audiovisual, Cenário do Audiovisual Brasileiro – com participação da homenageada Débora Ivanov e o Protagonismo Feminino na Política. Além disso, houve lançamento dos livros Passagem Estreita, de Divanize Carbonieri; Revolução Laura e Por que Lutamos?, de Manuela D´Àvila.

7° Festival Tudo Sobre Mulheres
Créditos: João Felipe | Secel

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec Benitez, prestigiou a programação desta quinta-feira (31.10), último dia do festival, no Cine Teatro Cuiabá. Ele ressaltou a importância do Festival para promover o diálogo sobre gênero e o empoderamento feminino. “O Festival proporciona esse importante momento de encontro com lideranças da cultura e da política para debater e refletir sobre a participação da mulher na sociedade”.

Na mostra competitiva foram premiados oito filmes de curta metragem nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Universitário, Melhor Filme de Estreia, Melhor Filme Região Conne, Melhor Filme Região Fames, Melhor Filme RJ/SP. O evento contou também com apresentações artísticas de Estela Ceregatti, Coral Desvendar a Voz, Luisa Lamar, Paulo Monarco, CravoCanel, Laura Paschoalick, Jéssica Sabiá, Banda Coronela e Hendson Santana.

Para a realização do Festival em 2019, foram 43 empresas e instituições parceiras, entre elas a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), além do trabalho de voluntários.

Confira a lista dos premiados:

Prêmio Melhor Filme – Guaxuma (BR/FR), direção de Nara Normade

Prêmio EloCompany – Melhor Filme – Egrégora (SP), direção de Etienne Tavares

Prêmio melhor filme – Juri Popular – Filhas de lavadeiras (DF), direção de Edileuza Penha de Souza

Prêmio Mistika: Melhor filme eixo Rio/São Paulo – Quântica (SP), direção de Tati Lena

Prêmio Mistika: Melhor Filme região Fames – Essas Mulheres que não envelhecem (RS), direção Yamini Benites e Jonas Lunardon

Prêmio Mistika: Melhor Filme região Conne – Filhas de Lavadeiras (DF), direção de Edileuza Penha de Souza

Prêmio AIC – Melhor filme de estréia – A Bicicleta (GO), direção de Milena Ribeiro

Prêmio AIC – Melhor filme de universitário – A Bolsa (SP), direção de Deborah Pereira

Para mais informações sobre o Festival, acesse o site e a rede social do evento.

Por Secel-MT