Nova moradora, Ramba interage com outras elefantas do Santuário em Chapada dos Guimarães (MT) e surpreende cuidadores

Ramba foi resgatada de um circo no Chile, onde sofria maus-tratos. Ela já se alimenta normalmente e brinca com Rana e Maia Nova moradora do Santuário de Elefantes,...

Ramba foi resgatada de um circo no Chile, onde sofria maus-tratos. Ela já se alimenta normalmente e brinca com Rana e Maia

Nova moradora do Santuário de Elefantes, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, Ramba tem surpreendido os cuidadores com a rápida adaptação que teve com o local. Ela já interage bem com Rana e Maia, elefantas que também foram acolhidas pelo Santuário.

Ramba foi resgatada de um circo no Chile, onde sofria maus-tratos. Ela chegou no Santuário no dia 18 deste mês depois de viajar 3.600 km. Ela era a última elefanta de circo do Chile.

A instituição informou que a elefanta tem um histórico de isolamento e não era amigável. No entanto, ela tem permitido a aproximação dos outros animais, principalmente de Rana, que a acolheu desde o 1° dia no local.

Ramba tem se adaptado bem ao novo lar — Foto: Santuário de Elefantes/Divulgação

Ramba tem se adaptado bem ao novo lar — Foto: Santuário de Elefantes/Divulgação

A elefanta está sendo acompanhada por uma equipe de veterinários e o desafio agora, segundo a instituição, é adaptá-la à rotina do local.

O presidente do Santuário, Scott Blais, afirmou que, durante 32 anos de trabalho com elefantes, a chegada da Ramba foi a experiência mais incrível que ele teve.

Ramba tem aproximadamente 56 anos e foi resgatada de circo no Chile — Foto: Global Sanctuary for Elephants/Divulgação

Ramba tem aproximadamente 56 anos e foi resgatada de circo no Chile — Foto: Global Sanctuary for Elephants/Divulgação

A história de Ramba

Ramba tem cerca de 56 anos e pesa seis toneladas. Ela passou 40 anos servindo a circos do Chile e sendo forçada a obedecer e participar de ‘espetáculos’.

No circo, ela chegou a ser alimentada com ração de cachorro.

Este é o primeiro caso de resgate internacional de elefante de cativeiro mediante denúncia de maus-tratos que o Brasil recebe.

O santuário em Chapada dos Guimarães é o único da América latina. No mundo todo são seis santuários.

Por G1MT