Alunos ganham prêmios e bolsas de estudo com projetos inovadores

Os vencedores do primeiro e segundo lugar das categorias de ciência, engenharia e economia criativa levaram para casa um notebook e um tablet e ganharam bolsas de Iniciação...

Os vencedores do primeiro e segundo lugar das categorias de ciência, engenharia e economia criativa levaram para casa um notebook e um tablet e ganharam bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ)

Seis projetos apresentados por alunos de Mato Grosso, durante a XI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, foram considerados os melhores e ganharam prêmios. A entrega da premiação aos vencedores foi na sexta-feira (25.10), no encerramento da 16ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, contou que os trabalhos apresentados foram divididos em três categorias, abrangendo as áreas de ciência, engenharia e economia criativa.

“É muito bom ver o desempenho destes alunos e perceber que estão envolvidos com projetos científicos. A educação é o caminho para a construção de um novo Brasil com oportunidade e esperança para todos”, disse.

Os vencedores do primeiro e segundo lugar de cada categoria levaram para casa um notebook e um tablet e ganharam bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

O projeto que teve a maior pontuação e ganhou um intercâmbio para os Estados Unidos, financiado pelo Instituto Farmun, foi o “Suits – Agro Indústria Piscicultura”, da Escola Senai Distrito Cuiabá. O estudante, Gersione Batista, que é um dos criadores do projeto desenvolveu um protótipo para resolver um dos principais problemas da criação de peixes em tanques: a alimentação.

“Eu sempre planejei isso para minha vida, mas sabe quando você imagina uma coisa lá na frente, algo que talvez nunca vá acontecer? Eu venho de uma família muito humilde, sempre acreditando nos meus sonhos e sempre estudando, porque minha mãe me disse que a única grandeza na vida de um homem é o estudo. Estou muito feliz com tudo isso”, vibrou o estudante.

“A gente teve a ideia de automatizar o processo utilizando arduíno e sensores, além de motores para abrir a porta dos silos”, explica o professor orientador Thiago Keppe. “É muita alegria. A gente vê que tudo que a gente planta tem o resultado positivo. Os alunos madrugaram no Senai para fazer o protótipo, estudaram em casa e agora esse resultado”, comentou Thiago.

Projetos Vencedores

Ciências

Conhecer sobre os agrotóxicos usados na produção de alimentos – Escola Municipal Central – Confresa  – Professora Orientadora: Romilda Oliveira; Aluna: Ana Karolina Carneiro.

Astronomia para todos – Escola Estadual Ramon Sanches Marques – Tangará da Serra -Professora Orientadora: Silvana Copceski; Aluno: Mishell Muleta.

Economia Criativa

Produção Sustentável de um Subproduto da Manga – Escola Estadual Dom Bosco – Lucas do Rio Verde – Professora Orientadora: Cláudia de Faria; Aluno: Rafael Albino.

O Babaçu – Alternativa de complementação de renda -Escola Técnica Tangará da Serra – Professor Orientador: Ederson Pelissari; Aluna: Lígia Apodonepá.

Engenharia

Sistema de Pastejo Irrigado Ecologicamente Correto – Escola  Municipal Patrocínio Joaquim Dias – Alto Araguai – Professora Orientadora: Maria Zíbia Ferreira; Aluna: Roberta Scolari.

Suits -Agro Indústria Pisicultura – Escola Senai Distrito Cuiabá – Professor Orientador: Thiago Keppe; Aluno: Gersione Batista.

Projetos que também ganharam bolsas

O Buriti e sua importância ecológica e economia – Escola Municipal Rural Branca de Neve – Confresa;

Reutilizar a água do bebedouro – Escola Estadual Barbosa Pacheco – Campo Verde;

Bio Cápsula Naturale – Senai Nova Mutum;

Placa Solar com Garrafa Pet (energia solar) – Escola Estadual Profº. Eucaris Nunes da Cunha Moraes – Poconé.

Seciteci-MT

Foto Soraya Medeiros