Final do concurso Delícias da Alimentação Escolar acontece nesta semana

Evento vai premiar a receita mais criativa, saborosa, nutritiva e original entre 111 inscritas A etapa final do 3º Concurso Delícias da Alimentação Escolar será na próxima quarta-feira...

Evento vai premiar a receita mais criativa, saborosa, nutritiva e original entre 111 inscritas

A etapa final do 3º Concurso Delícias da Alimentação Escolar será na próxima quarta-feira (30), às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. De um total de 111 receitas inscritas, oito foram selecionadas para a etapa final.

O Concurso Delícias da Alimentação Escolar criado pela Prefeitura de Cuiabá e executado pela Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação tem como objetivo divulgar as melhores receitas culinárias elaboradas pelos Técnicos de Nutrição Escolar (TNEs) da rede municipal de Educação.

Na etapa eliminatória, os pratos inscritos foram avaliados segundo os critérios originalidade e criatividade (receitas que não se assemelham às já existentes no cardápio da alimentação escolar), uso de ingredientes da alimentação escolar e presença de ingredientes regionais. Agora, na etapa final, os jurados observarão ainda o visual, aroma, sabor, criatividade e harmonia do prato.

Cinco jurados irão avaliar os oito pratos finalistas, Ariane Malouf, proprietária e chef do restaurante Mahalo Cozinha Criativa, considerado o melhor do Centro-oeste em 2016 e 2019 pela revista Prazeres da Mesa; Débhora Padilha, agrônoma e economista, digital influencer, autora e administradora da página XPIA DICA CUIABÁ; Fábio Cruz, representante do grupo Caçarola dos Chefs e coordenador do ENCHEFS Mato Grosso deste ano; Benedito Donizete de Morais, o Pescuma, jornalista, poeta, cantor, músico e apresentador do programa É Bem Mato Grosso e Maria Sineide Neres dos Santos, nutricionista, especialista em saúde pública e assessora da diretoria de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Ana Domingas da Silva falou sobre o concurso. “É o reconhecimento do trabalho realizado pelos Técnicos de Nutrição Escolar, fundamental para que os nossos alunos tenham uma alimentação adequada, saborosa e saudável, além disso, é um incentivo para que esses profissionais continuem aprimorando seus conhecimentos”, disse.

Premiação 

As TNEs vencedoras receberão, no 1º lugar, uma smart TV de 42”; 2º lugar, um notebook e 3º lugar, um smartphone. Todos os profissionais inscritos no concurso receberão certificados de participação de 10 horas, e uma touca personalizada do evento.

Confira a lista das oito receitas finalistas e suas criadoras:

. Eulália da Silva Botelho com a receita Rolê de frango com molho de queijo – Creche José Luiz Borges Garcia

. Fátima Ribeiro de Jesus com a receita de Espaguete de abobrinha ao molho de frango –  EMEB Prof. Rafael Rueda

. Gislaine Paula de Carvalho, com a receita de Nhoque de beterraba com molho de frango – EMEB Dep. Ulisses Silveira Guimarães

. Izabel Valle de Miranda Silva com a receita de Farofa de maçã – Creche São Mateus

. Luzia Marques do Carmo com a receita de Almôndegas Nutritivas ao molho – Creche Josefa Catarina de Almeida

. Mariza Antônia de Barros com a receita ‘Pintadoada’ – Creche Francisco Santana

. Mayara Karoline R. de Souza com a receita de Escondidinho de grão de bico com carne seca – Creche Edna Catharina Perri

. Patrícia da Silva, com a receita de Caldinho de abóbora enriquecida – CMEI Névio Lotufo

Serviço

Final do 3º Concurso Delícias da Alimentação Escolar

Data: quarta-feira, 30 de outubro

Hora: 18 horas

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Por Prefeitura de Cuiabá 

Foto Jorge Pinho