Aplicativo oferece aulas de meditação para professores e estudantes de graça

A vida anda bastante corrida, muito mais do que a gente gostaria, não é verdade? Estresse, ansiedade, perda de sono, são alguns sintomas de uma lista infindável de...

A vida anda bastante corrida, muito mais do que a gente gostaria, não é verdade? Estresse, ansiedade, perda de sono, são alguns sintomas de uma lista infindável de tarefas que temos para cumprir todos os dias.

Foi pensando nisso, para retomarmos o equilíbrio, que três irmãos criaram um aplicativo de meditação. Para todos os públicos, mas com atividades específicas para professores e estudantes do ensino básico.

LoJong foi um dos primeiros APPs de meditação em Língua Portuguesa. Ele foi desenvolvido pelos irmãos Luís Oliveira, Leonardo Oliveira e Anderson Oliveira. O aplicativo oferece textos e vídeos de meditação, além de meditações acompanhadas por instrutores.

A plataforma tem uma versão paga e outra gratuita. Ao darem gratuidade para aqueles usuários que não podem pagar, os desenvolvedores perceberam que uma boa parte deles era formada por professores e estudantes. Foi então que o LoJong passou a oferecer atividades que atendem às necessidades desse público.

A meditação tem se mostrado uma grande aliada na redução do estresse, aumento de resiliência e melhora do sono e essas são necessidades que os professores relatam ter. Oferecer algo para esse grupo, que é fundamental para a sociedade, é algo que faz muito sentido para nós”, explicou Luís.

Além dos professores poderem relaxar e refletir sobre o seu dia a dia, o aplicativo também oferece atividades específicas para os estudantes. Essas atividades tanto podem ser usadas em sala de aula quanto em casa.

“Nós percebemos inúmeros casos de sucesso em que a meditação tem sido aplicada em escolas, seja no Brasil ou no mundo como, por exemplo, a escola primária Robert W. Coleman, em Baltimore nos EUA, que propõe que os alunos que estão com algum comportamento ruim aprendam exercícios de respiração e meditação numa sala bem bonita que criaram pra isso e também para falar sobre as emoções”, explicou Luís.

Como surgiu o APP

A família Oliveira costumava realizar reuniões semanais para meditar. Depois de estudarem e começarem a trabalhar na área de tecnologia, os irmãos Oliveira decidiram unir as habilidades adquiridas com o conhecimento que já possuíam sobre a meditação para levar essa prática a um número maior de pessoas. Lojong significa “treinamento da mente”.

“Só em trazer esse alívio é algo muito importante e também tentamos apresentar a meditação como uma ferramenta que faz parte de um percurso de autoconhecimento e transformação gradual. Um benefício da prática é que ela nos faz voltar para o momento presente, nos possibilita treinar nossa atenção e nosso foco, algo que estamos perdendo cada vez mais já que estamos cheios de estímulos e distrações. Outro benefício é que aprendemos a responder com consciência as coisas ao invés de só reagir automaticamente, treinamos perceber a faísca antes da chama, e é por isso que acredito que deveríamos ter acesso a essa importante ferramenta desde cedo”, concluiu Luís.

O app já tem mais de um milhão de downloads. Professores e estudantes interessados devem preencher um formulário para acessar o app clicando aqui. A gratuidade é oferecida a todos os estudantes do ensino básico da rede pública e para professores do ensino básico em geral.

Fonte: RPA  / crédito das imagens: Lojong