Startup italiana cria casa sustentável impressa em 3D feita com argila

A casa sustentável está sendo construída com materiais 100% reutilizáveis e recicláveis retirados do terreno em que está situada.   Uma startup italiana do ramo da arquitetura está...

A casa sustentável está sendo construída com materiais 100% reutilizáveis e recicláveis retirados do terreno em que está situada.

 

Uma startup italiana do ramo da arquitetura está desenvolvendo a primeira casa sustentável a ser impressa totalmente em 3D do mundo. A residência está sendo construída à base de argila nos arredores da Bolonha, capital e maior cidade da região da Emília-Romanha.

O protótipo desenvolvido pela Mario Cucinella Architects e a WASP, empresa especialista em impressão 3D, foi batizado de ‘Tecla‘, em homenagem à cidade imaginária descrita pelo escritor Italo Calvino no livro “Cidades Invisíveis”.

A casa sustentável está sendo construída com materiais 100% reutilizáveis e recicláveis retirados do terreno em que está situada.

Impressão 3D à base de argila

 

De acordo com os engenheiros e arquitetos envolvidos na empreitada, o projeto responde a questões sociais emergentes, como o aumento exponencial da população e a falta de acomodações a preços acessíveis. “Trata-se de um novo modelo que representa uma mudança de direção em relação à habitação sustentável.”

Matéria-prima fundamental dessa construção, a argila é um material biodegradável e reciclável que efetivamente tornará o edifício “zero waste” (desperdício zero).

Cada parte da habitação é montada com o auxílio de um guindaste e diversas impressoras 3D colaborativas, oferecendo a maior escala já vista em termos de arquitetura sustentável.

A equipe da WASP imaginou uma residência que pode ser adaptada e replicada a diversos ambientes, de modo a ser utilizada dentro de um plano mestre mais amplo, servindo de base para novas cidades ecológicas autônomas.

Todo o design foi construído em torno das pesquisas realizadas pela instituição SOS – School of Sustainability (“Escola da Sustentabilidade”, em tradução livre), uma instituição fundada pelo arquiteto italiano Mario Cucinella.

O estudo, realizado com o apoio de estudantes de arquitetura da SOS em Londres, explorou as causas e os efeitos da falta de moradia, com base em estudos de caso em locais com climas diferentes.

O resultado final é um edifício altamente resistente ao clima e com grande eficiência energética. A impressão em 3D foi iniciada no mês passado e deve ser concluída em meados do ano que vem.

 

Fonte: RPA  com Casa Vogue/Fotos: Reprodução/Mario Cucinella Architects