Campanha de doação de sangue termina com 1.649 bolsas coletadas

Durante 30 dias o MT Hemocentro recebeu 2.125 mil doadores voluntários   A 17ª edição da campanha “Doando Vida”, realizada pela BPW (Associação de Mulheres de Negócio e...

Durante 30 dias o MT Hemocentro recebeu 2.125 mil doadores voluntários

 

A 17ª edição da campanha “Doando Vida”, realizada pela BPW (Associação de Mulheres de Negócio e Profissionais) de Cuiabá, em parceria com o MT Hemocentro, terminou nesta semana com 2.125 mil doadores de sangue voluntários atendidos e 1.649 bolsas coletadas. Esse número de doadores é aproximadamente 10% maior do que o registrado na campanha de 2018, quando foram atendidos 1.992 participantes e coletadas 1.472 bolsas de sangue.

“O engajamento social foi positivo, com impacto significativo no estoque de hemocomponentes do MT Hemocentro, devido ao aumento de número de doadores no período da campanha”, destacou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Além do interesse da sociedade em ajudar o próximo, o aumento no número de pessoas participando da campanha se deve também ao prolongamento dos dias de coleta, já que neste ano foram 30 dias de trabalho, enquanto que em anos anteriores as atividades ocorriam durante uma semana. Conforme a presidente da BPW, Zilda Zompero, esta foi a campanha mais longa já realizada pela entidade nos últimos 18 anos da Associação.

“Em outros anos a duração da campanha, que era intitulada “Sou Doadora de Vida”, criada em 2012, era sempre de uma semana. Desta vez ousamos ampliar para um mês, o que demandou maior dedicação e esforço de todos, especialmente, da organizadora da campanha Tatiane Barbieri, servidora pública do Estado e presidente da Comissão de Saúde da BPW Cuiabá”, destacou Zompero.

Simultaneamente ás atividade de coleta de sangue, foram realizadas a caminhada pela vida; arrecadação de brindes para sortear entre os doadores; doação de livros do acervo do escritor Benedito Dorileo e mobilização de empresárias e empresários.

De acordo com dados da gerência de Doação do MT Hemocentro, o aumento de número de doadores é ainda maior quando se comparado com 2017, quando houve 1.523 candidatos e 1.222 bolsas coletadas.

A campanha

A presidente da Comissão de Saúde da BPW Cuiabá, Tatiane Barbieri, explica que a campanha deste ano ganhou novo titulo “Doando Vida” para possibilitar o envolvimento também dos homens.

A fundadora da campanha, jornalista Sueli Batista, que é membro do Conselho Diretor da BPW Cuiabá, adiantou que será dada continuidade à parceria com o MT Hemocentro, sempre no mesmo período do ano, ou seja, de 26 de agosto a 26 de setembro. Sueli ressalta que a mesma campanha visa ainda à mobilização social em torno da doação de órgãos, de tecidos humano e de leite materno. “A BPW Cuiabá tem essa preocupação em contribuir de forma voluntária com o engajamento social em torno de causas importantes para a coletividade”, acrescenta Sueli.

A BPW

A BPW Cuiabá irá completar 18 anos no dia 4 de dezembro. A instituição está presente em três cidades mato-grossense: Cuiabá, Várzea Grande e Tangará da Serra. No Brasil, está em 25 cidades. Com 100 anos de fundação no mundo, a BPW ocupa lugar na ONU (Organização das Nações Unidas), em 1930 se tornou uma Federação Mundial.

Serviço

Apesar do fim da campanha, a coleta de sangue continua normalmente no MT Hemocentro. Os interessados podem procurar o local, das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, na Rua 13 de Junho, número 1055, em Cuiabá. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3623 0044.

 

Fonte: GOV MT – Foto por: Maros Vergueiro/Secom-MT