Última semana do mês traz artes plásticas, literatura e cinema para UFMT

Setembro está chegando ao fim e, com ele, encerra-se a programação do mês na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E, neste período, ainda há muito a ser...

Setembro está chegando ao fim e, com ele, encerra-se a programação do mês na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E, neste período, ainda há muito a ser visto e presenciado no Câmpus de Cuiabá – e sessão extra no Cine Teatro Cuiabá.

Na terça-feira (24), a partir das 19h, o artista plástico Humberto Espíndola, um dos expoentes da arte em Mato Grosso e fundador do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da UFMT lançará sua mais recente obra, “Pintura e Verso”. Na oportunidade, também será realizada uma pequena mostra das telas que ilustram a publicação e que pertencem ao seu acervo pessoal, de Aline Figueiredo e do MACP.

Cinema
Às 14h30 desta segunda-feira (23), a Sessão:doc, que tem curadoria e mediação de Karine Queiroz, traz “Edifício Master”, documentário de Eduardo Coutinho, na sala “Névio Lotufo”, do Cineclube Coxiponés. O trabalho conta a história do apartamento situado no bairro de Copacabana (RJ), a partir de entrevistas com moradores, que contam suas histórias para o documentarista. A Sessão:doc termina na próxima segunda-feira, dia 30, com a exibição de “Últimas conversas”, no qual Eduardo Coutinho entrevista estudantes do ensino médio público sobre as vidas atuais e perspectivas futuras.

“Pânico” é a atração da “Sessão dias de cinefilia”, que tem curadoria e mediação de Gabriel Billy, na quarta-feira (25). O filme, que será exibido às 14h30, na sala “Névio Lotufo”, é (mais) um clássico de um dos maiores cineastas da área do terror, Wes Craven.
Já com curadoria e mediação de Vinicius Romero, a “Sessão Eye Popping” apresenta na quinta-feira (26), a partir das 14h, na sala “Névio Lotufo”, o filme “A descarada”, história que conta a trajetória de uma mulher que foge de São Francisco no começo da Segunda Guerra e tenta reconstruir sua vida no Havaí. No mesmo dia, a partir das 19h, a Sessão “Tudo sobre mulheres”, que tem curadoria e mediação de Danielle Bertolini, exibe no Centro Cultural da UFMT os filmes “Tia Ciata”, “Embaraço”, “Peripatético”, “Estamos todos aqui” e “O espírito do Bosqu”.

A programação audiovisual se encerra na sexta-feira (27) com a “Sessão KinoMundo”, que exibirá a partir das 14h na sala “Névio Lotufo” o filme “Dor e Glória”, obra mais recente do inquieto cineasta espanhol Pedro Almodóvar.

Pintura
Na quinta-feira (27), será oferecida uma Oficina de Pintura para crianças entre sete e 12 anos. Com o mote da arte no desenvolvimento sócio-afetivo infantil, o trabalho, que será realizado a partir das 14h, no Ateliê Livre do MACP, tem como objetivo propor uma mediação da criança com os objetos artísticos. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas a partir deste formulário.

A programação, que integra a agenda Cuiabá Tricentenária Itinerante, promovida pela Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), ainda conta com os últimos dias da exposição “Da sonoridade à cor”, em cartaz no Museu de Arte e de Cultura Popular.

Por UFMT