Após visita de cãozinho, paciente com câncer melhora e surpreende médico

“Conversei [até] sobre a possibilidade de dar alta”, disse o médico. O reencontro do guia de turismo Flávio Santos com seu cãozinho de estimação, Agadir, além de emocionante,...

“Conversei [até] sobre a possibilidade de dar alta”, disse o médico.

O reencontro do guia de turismo Flávio Santos com seu cãozinho de estimação, Agadir, além de emocionante, têm sido vital para a melhora do seu quadro clínico no hospital onde está internado. Flávio está em tratamento contra um câncer há algumas semanas.

Segundo os profissionais de saúde responsáveis pelo guia, sua melhora é aparente. “Conversei [até] sobre a possibilidade de dar alta”, disse o médico Rodrigo Tancredi.

“Hoje eu e João passamos lá e eu me surpreendi, ele estava consciente, orientado, conversando”, afirmou o doutor.

O médico se refere a João Chagas, marido de Flávio há mais de duas décadas. João, que é designer de interiores, se emociona ao lembrar da experiência. “Ele me agradeceu muito [pelo reencontro]”, diz.

Paciente câncer melhora visita cãozinho surpreende médicos

Ajuda psicológica no combate ao câncer

De acordo com o médico oncologista, o contato com animais de estimação traz benefícios para o corpo e para a mente. É eficientemente terapêutico.

“Do ponto de vista psicológico, os pacientes conversam mais, ficam mais animados e têm aumento de apetite. Do ponto de vista fisiológico, ocorre redução da frequência cardíaca e da pressão arterial”, explica.

Paciente câncer melhora visita cãozinho surpreende médicos

Para Flávio, não foi diferente. “A gente notou visivelmente no outro dia a melhora dele. […] A melhora ocorreu de uma forma gradativa e se mantém”, conta. O guia de turismo está com um câncer com metástase no peritônio e nos ossos.

O reencontro

Flávio está internado há cerca de um mês e desde que chegou ao hospital, tem demonstrado à equipe médica a saudade do pet que o acompanha desde filhote. O reencontro ocorreu no dia 10 de setembro, mas as imagens da visita de Agadir passaram a circular nas redes sociais dias depois.

Seu desejo foi concretizado no edifício-garagem do Hospital Memorial São José, no Centro do Recife (PE), já que a entrada de animais é proibida na ala oncológica da unidade de saúde.

Paciente câncer melhora visita cãozinho surpreende médicos

Antes de encontrar seu pai, Agadir precisou de um laudo veterinário para comprovar que estava com a vacinação em dia.

A visita fez parte do projeto “O que importa para você?”, iniciativa do hospital para realizar desejos de pacientes com longos períodos de internação ou casos específicos.

“Já realizamos casamento e Dia dos Namorados, mas foi a primeira vez que trouxemos um animal”, conta a supervisora de enfermagem da ala oncológica, Luísa Frazão.

Assista ao vídeo:

 

Por Gabriel Pietro | Razões Para Acreditar com SNB

Fotos: Vilanova Fotografia/Divulgação