Curso gratuito sobre corpo, performance e intervenção urbana está com inscrições abertas

Seguem até a próxima terça-feira (10) as inscrições para o curso gratuito corpo, performance e intervenção urbana, organizado pelo coletivo Bicha Sound System, ministrado por Jan Moura. Nos...

Seguem até a próxima terça-feira (10) as inscrições para o curso gratuito corpo, performance e intervenção urbana, organizado pelo coletivo Bicha Sound System, ministrado por Jan Moura. Nos encontros, que acontecem na MT Escola de Teatro, serão apresentadas as linguagens que envolvem o processo artístico e discutidos os assuntos que atravessam o trabalho.

O curso acontece de 19 de setembro a 24 de outubro e tem por meta a proposição de estratégias poéticas e performativas, utilizando das linguagens da performance e da intervenção urbana, na perspectiva de ampliar, sensibilizar, refletir, questionar e interrogar situações de um determinado contexto histórico e social, buscando uma tomada de posição.

De acordo com Jan Moura, Coordenador dos Cursos de Iluminação, Cenografia e Sonoplastia da MT Escola de Teatro, o curso é aberto ao público, não sendo necessário qualquer tipo de conhecimento artístico. “Tenho percebido o interesse de pessoas ligadas a sociologia e que buscam interação com os assuntos sociais”, Observa. Ele acrescenta que os adolescentes de 16 e 17 anos precisam apresentar uma liberação do responsável.

Performance, criação compartilhada, intervenção urbana são linguagens que envolvem o processo artístico serão exibidos juntamente com discussões como questões de gênero e sexualidades, negritudes, feminismos, necropolítica, corpos dissidentes, controle, corpo e cidade, subjetividade capitalística, entre outros temas urgentes.

No dia 24 de outubro os alunos farão apresentações e participarão de diálogos, como conclusão do curso. “Será um coletivo performativo, que mistura três assuntos pertinentes, um diálogo com a cidade, usando a arte como agregador”, explica Jan.

Segundo o diretor da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira, o curso é uma proposta a imersão na cidade e suas questões, a partir de um olhar ampliado sobre o meio em que se vive. “O curso também propõe ações artísticas sobre assuntos latentes e pulsantes que o coletivo traz, a partir da análise e questões que dialogam com a sociedade em que estão inseridos”, destaca.

Para se inscrever, basta acessar o site: http://mtescoladeteatro.org.br/

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, a Associação dos Artistas Amigos da Praça e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Jan Moura é mestre e doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea – UFMT. Possui graduação em Comunicação Social pela UFMT (2005) e especialização em Gestão Cultural pelo Senac-MT. Já foi Gestor Cultural do Sesc-MT, onde atuou com produção cultural, curadoria de projetos, acompanhamento e análise das ações culturais; e também como Gestor de Comunicação. Atualmente é Coordenador Pedagógico da MT Escola de Teatro, no Curso Superior Tecnológico em Teatro. Coordenador do GT Territórios e Fronteiras, da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Por Assessoria