Cuiabá é a quinta Capital a receber o programa Mobiliza Brasil do Governo Federal

O vice-prefeito Niuan Ribeiro representou o prefeito Emanuel Pinheiro no ato de lançamento Cuiabá foi a quinta capital brasileira a receber a visita do movimento “Mobiliza Brasil” do...

O vice-prefeito Niuan Ribeiro representou o prefeito Emanuel Pinheiro no ato de lançamento

Cuiabá foi a quinta capital brasileira a receber a visita do movimento “Mobiliza Brasil” do Governo Federal que vem percorrendo diversos estados da Federação a fim de mapear entraves que prejudicam o desenvolvimento da economia local e apresentar soluções em prol da competitividade.  A proposta espera contribuir com as empresas, sejam pequenas ou grandes, na redução da burocratização, tendo com isso aumento na oferta de empregos e produtividade, além de contribuir para a permanência das mesmas.

O vice-prefeito Niuan Ribeiro, que representou o município no ato de lançamento disse estar muito satisfeito e orgulhoso como Prefeitura de Cuiabá como também a capital de Mato Grosso da Capital ter sido escolhida para receber um evento de tamanha importância. “É isso que o Brasil precisa, debates como esse para destravar o Brasil, diminuir a burocracia, o maior e melhor programa de assistência social que um país pode ter é a geração de emprego, renda e a produtividade. Com a produtividade teremos mais geração de emprego e renda, isso é a lei da oferta e da procura, e é isso que o Brasil precisa”, destacou.

Fotos Davi Valle | Prefeitura de Cuiabá

De acordo com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, o Brasil passou por um período muito longo que o governo mais atrapalhou que cooperou com as Empresas. “Essa grande mobilização que estamos fazendo de Estado a Estado é para reverter esse cenário, fazer com que o Estado saia do cangote das empresas, e com isso tenhamos muito mais geração de emprego e renda”, disse o secretário.

Segundo levantamento feito pelo Governo Federal, o quadro atual do País é de 13 milhões de desempregados, o que pode ser considerado como o problema mais grave do Brasil. “É exatamente isso que queremos mudar. O mesmo Brasil que cria mais de 15 milhões de oportunidade por ano, também destrói. É essa a nossa preocupação, o que nós queremos é contribuir para que essas empresas que já existem, consiga permanecer no mercado para que possam garantir emprego para as famílias brasileiras. O resultado disso será um enorme processo de transformação do atual cenário brasileiro. A burocracia é um dos maiores entraves atualmente”, declarou Carlos.

A iniciativa que acontecerá em todas as capitais brasileiras até 2020, visa mobilizar governos locais e representantes do setor produtivo para viabilizar políticas públicas que possam simplicar o cotidiano das empresas e trabalhadores, principalmente micro e pequenos empresários.

Durante a solenidade, foi apresentada também ao setor produtivo local a web aplicativo Mobiliza Brasil, sendo esse um canal onde qualquer cidadão pode sugerir melhorias para o ambiente de negócios de sua localidade. “A ferramenta que  já está disponível nas lojas Apple Store e Google Play vai permitir que as sugestões sejam organizadas e compiladas e servirão de subsídios para a elaboração de novas políticas públicas”, concluir Carlos da Costa.

Por Carolina Miranda | Prefeitura de Cuiabá